PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: The Ascent
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Jogos > Análises > The Ascent
AnálisesJogos

The Ascent

Pedro Tróia
Publicado em 2 de Setembro, 2021
Tempo de leitura: 4 min

Quem já viu Blade Runner, ou leu os livros de William Gibson, vai sentir-se em casa no universo de The Ascent. Neste jogo da Neon Giant para PC e Xbox, o jogador assume o papel de um mercenário (ou mercenária, se assim decidir) que trabalha para um mafioso que controla partes da arcologia de Veles. A megacorporação que a controla faliu e agora vemo-nos numa corrida para controlar a arcologia antes que seja tomada por outros bandidos ou empresas. A acção começa nos esgotos, mas à medida que vamos cumprindo missões e outras tarefas, subimos até ao topo da “cadeia alimentar”.

- Publicidade -

Pelo caminho, apanhamos armas, armaduras e modificações que permitem fazer mais coisas durante o combate. No final de cada missão principal encontra um boss que temos de eliminar para poder progredir.

Falei de armas e armaduras, e enquanto as primeiras podem ser melhoradas através de peças que encontramos pelo cenário, as segundas não podem ser alteradas, por isso temos de apanhar as que oferecem mais protecção à medida que progredimos.

Quanto aos mods, durante o jogo encontramos módulos para o corpo, que nos dão poderes como a possibilidade de evocar um robô que trata de apanhar o loot ou de fazer aparecer um robô armado que nos protege durante algum tempo, e melhoramentos para o cyberdeck (o seu computador pessoal), que permitem abrir portas e arcas que tenham as fechaduras protegidas com ICE (Intrusion Countermeasures Electronics).

Uma das coisas que mais me impressionaram neste jogo foi a atenção ao detalhe. O mundo da arcologia de Veles tem muitíssimo mais pormenor que o de Cyberpunk 2077. Esta comparação era inevitável. Podemos dizer que é muito mais complicado fazer um jogo como Cyberpunk que funciona na primeira pessoa que um jogo como The Ascent que foi feito para ser jogado com câmara flutuante, com vários ângulos: no entanto, se quiser dar uma vista de olhos a este vídeo que usa um mod para colocar a câmara do jogo numa configuração igual à de um jogo na primeira pessoa, verá que a quantidade de pormenor é simplesmente impressionante. A atmosfera é mesmo a de uma história passada num ambiente cyberpunk, cheio de neons, chuva e centenas de pessoas a tentarem viver as suas vidas nesse sítio.

- Publicidade -

Mas nem tudo são rosas. A primeira coisa que penso que merecia mais algum trabalho é o sistema de combate, uma emulação do mesmo usado em Diablo. Enquanto em Diablo este sistema funciona bem, porque se utilizam mais armas cortantes (ou feitiços que afectam toda uma área do ecrã), em The Ascent, tentar disparar uma metralhadora ou pistola contra um inimigo à distância e acertar-lhe, é algo bastante complicado. Outra coisa muito frustrante (que acontece frequentemente) é ficar preso no cenário quando nos tentamos esquivar dos ataques do inimigo. E, por fim, como The Ascent tem um alto grau de aleatoriedade, podem encontrar-se inimigos vários níveis acima do nosso em áreas que antes tinham inimigos que se conseguiam “despachar” facilmente. Até me aconteceu uma vez num confronto com um dos bosses no final de uma missão, aparecerem dois bosses iguais.


Editora: Neon Giant

Distribuidora: Neon Giant

Disponível para: Xbox, PC Windows

Preço: €23,99

- Publicidade -
Etiquetas:jogoNeon GiantPC WindowsThe AscentXbox
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Razer | Kishi V3
Jogos

Kishi V3: os novos comandos para Android, iPhone e tablets da Razer trazem três meses grátis de Apple Arcade

Tempo de leitura: 2 min
Switch 2
JogosNintendo

Switch 2 é, oficialmente, a consola mais vendida da Nintendo nos primeiros quatro dias de mercado

Tempo de leitura: 1 min
Switch 2
JogosMercadosNintendoNotícias

A Nintendo Switch 2 arrasa nas primeiras 24 horas de comercialização

Tempo de leitura: 5 min
Xbox_Ally
HardwareJogosNotícias

Asus e Microsoft apresentam as ROG Xbox Ally e Ally X

Tempo de leitura: 5 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}