Nvidia deverá lançar GeForce RTX 30 Super durante CES 2022

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Segundo rumores divulgados no Tweeter, provenientes de fontes que habitualmente têm acertado nas suas divulgações, a Nvidia está a preparar tudo para o lançamento oficial da nova série GeForce RTX 30 Super para Janeiro do próximo ano, durante a feira de tecnologias em Las Vegas, o CES 2022.

Este lançamento só será possível através da introdução de um novo GPU, o GA103, que utilizará uma a mesma arquitectura Ampere dos actuais modelos RTX 30, mas com desenho interno optimizado, permitindo assim a criação de novas configurações, com maior número de núcleos CUDA e, em princípio, maior largura de banda na comunicação entre o GPU e as memórias.

Ainda assim, a tecnologia de detecção de limitação da capacidade de processamento junto de algoritmos de mineração de criptomoedas deverá permanecer presente. Espera-se que as novas placas gráficas da série RTX 30 Super sejam apresentadas tanto em variante desktop como mobile, o que seria perfeito para combinar com os novos computadores portáteis que virão equipados com os processadores Intel Core de 12ª geração (Alder Lake), que também deverão ser apresentados durante o CES 2022.

Outro rumor que tem circulado é o de que esta série de placas gráficas terá uma vida útil relativamente curta, já que a Nvidia está a preparar o lançamento da próxima geração, designada de GeForce RTX 40 “Ada Lovelace” para o mês de Outubro. Curiosamente estes GPU deverão voltar a ser produzidos pela TSMC, usando um processo de fabrico de 5 nm, mas deverá manter uma estrutura monolítica, em vez de uma estrutura modular, com múltiplos núcleos, conforme a AMD deverá usar na futura arquitectura RDNA3, que equipará as próximas AMD Radeon 7000.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version