Futuras Nvidia GeForce RTX 40 serão produzidas em 5 nm pela TSMC

A TSMC foi escolhida para produzir, em 5 nm, os processadores gráficos de próxima geração da Nvidia, que utilizarão a nova arquitectura Lovelace.
Nvidia GeForce GTX

Segundo os últimos rumores, o projecto de desenvolvimento da arquitectura da próxima geração de placas gráficas da Nvidia já está finalizado. Designado de Lovelace, em homenagem à inventora do primeiro algoritmo matemático, o GPU que irá utilizar esta arquitectura deverá ser fabricado pela TSMC, utilizando um processo de fabrico de 5 nm, embora não esteja ainda confirmado se será o processo “tradicional” N5 ou o processo optimizado N5P, este último que deverá garantir uma melhoria de desempenho e menor consumo energético.

Curiosamente acredita-se que esta arquitectura não vá ser utilizada só para os GPU de placas gráficas para PC, mas também para o processamento gráfico de sistemas integrados (SoC – System-on-Chip), como aqueles que serão utilizados em sistemas para condução autónoma. Se tudo correr conforme o planeado, estes GPUs deverão começar a ser produzidos na segunda metade de 2022, para que as primeiras placas gráficas saiam só no final do próximo ano.