Novo dispositivo da Ikea permite transformar uma mesa num ponto de carregamento de telemóveis

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Hoe kun je de SJÖMÄRKE draadloze lader gebruiken en installeren? | IKEA Draadloos opladen

A Ikea foi das primeiras empresas que fabricam mobiliário a integrar carregadores por indução nos seus produtos. Mas e se não quiser estar a mudar a sua decoração e ao mesmo tempo quiser ter a possibilidade de carregar o seu smartphone, colocando-o simplesmente em cima da mesa? Para estas pessoas, a Ikea vai disponibilizar o Sjömärke, um carregador sem fios compatível com a norma Wireless Qi, que pode ser aplicado a praticamente qualquer peça de mobiliário que já tenha (mesmo que não seja da Ikea).

O Sjömärke não é como os outros carregadores por indução Qi, em que o utilizador coloca o telemóvel directamente em cima deles. Em vez disso, é um dispositivo de 18 por 8 cm feito em alumínio e plástico que permite carregar através de plástico ou madeira. Por isso, pode ser instalado por baixo do tampo de uma mesa ou de uma prateleira.

O carregador consegue enviar energia através de plástico ou de madeira a uma distância mínima de 8 mm, a Ikea recomenda usá-lo em superfícies com espessuras entre 0,8 e 22 mm.

O Sjömärke tem um LED para indicar o estado do carregamento e também tem um sistema de segurança que monitoriza a temperatura e energia. É compatível com a norma Qi 1.2.4, o que lhe permite carregar dispositivos a uma potencia máxima 5 W, por isso não espere grandes velocidades de carregamento.

O Sjömärke deve estar à venda em Outubro.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version