Western Digital pretende adquirir a Kioxia

Se a WD comprar a Kioxia, num negócio de 20 mil milhões de dólares, será criado o maior fabricante de soluções de armazenamento do mundo.
mergr.com

Segundo uma publicação no The Wall Street Journal, a Western Digital está em negociações com a Kioxia para a aquisição da mesma. Este negócio, caso se venha a concretizar, terá um custo superior a 20 mil milhões de dólares (17 mil milhões de euros), e tornaria a WD no maior fabricante de memórias 3D NAND do mundo.

Actualmente a Kioxia e a Western Digital já partilham a produção de chips de memória 3D NAND, em duas fábricas no Japão, e em conjunto produziram 33.4% do total de memórias NAND durante o primeiro trimestre de 2021, ficando a apenas 0.1% atrás da Samsung, segundo os últimos resultados revelados pela consultora TrendForce.

As negociações deverão estar finalizadas durante o mês de Setembro, sendo necessária a posterior aprovação pelas entidades reguladoras da concorrência dos mercados onde operam. Caso o negócio se venha a concretizar, a empresa resultante tornar-se-á no maior fornecedor de soluções de armazenamento, com um vasto portefólio de produtos, patentes, capacidades de produção (tanto NAND como de discos rígidos) e equipas de engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento de processadores RISC-V para sistemas de armazenamento avançado.