Já se pode experimentar o Windows 11 no browser

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Começar a usar um novo sistema operativo pode ser uma perspectiva algo assustadora quando não está habituado à interface e, por isso, não se sabe por onde começar. A Blue Edge quer ajudar a resolver este problema com uma experiência de utilização do Windows 11 baseada na web, que pode dar uma ideia de como o novo sistema funciona.

O projecto foi anunciado em Julho e foi desenvolvido com tecnologias web padrão, como a React, CSS (SCSS) e JS. De acordo com a página de perguntas frequentes do projecto, que está alojada no GitHub, a Blue Edge diz que demorou 12 dias para obter os gráficos, planear e programar a experiência.

Apesar de não ser muito rápida, este Windows 11 que funciona num browser tem um menu ‘Iniciar’ funcional, Ambiente de Trabalho, Calendário, Ajuste das janels, o browser Edge, Loja, Linha de comandos, Calculadora, Notepad, VScode e Whiteboard. Para além de tudo isto, os ícones do Twitter e Discord dão acesso directo às páginas e servidor da Blue Edge respectivamente.

Apesar de todas as funcionalidades que estão presentes, ainda falta implementar o Explorador de Ficheiros, redimensionamento de janela, os ecrãs de bloqueio e de arranque e outras aplicações. A Blue Edge está a aceitar pedidos de novas funcionalidades através do GitHub, por isso pode dar uma sugestão de alguma coisa que queira ver implementada.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version