Futuros chipsets AMD da série 600 continuarão a ser PCIe 4.0

A futura plataforma AM5, que utilizará os futuros chipsets da série 600, será compatível com memórias DDR5, USB 4.0, mas continuará associada ao PCIe 4.0
AMD

Ao contrário do que irá acontecer com os futuros processadores Intel Core de 12ª geração “Alder Lake-S”, a futura plataforma AMD AM5, que será utilizada nos novos processadores AMD Ryzen 7000 “Raphael”, de arquitectura Zen4, continuará associada à tecnologia PCIe 4.0.

Esta confirmação, embora não oficial, surgiu através da divulgação de um diagrama da plataforma partilhado pela TechPowerUp, onde se pode verificar a presença das novas memórias DDR5 em duplo canal, as já referidas ligações PCIe 4.0 tanto directamente do processador para os restantes periféricos, como do CPU para o Chipset, que por sua vez irá comunicar directamente com ligações como módulos SSD NVMe, Lan, WiFi, USB e outros.

Destaque ainda para a indicação da presença de um novo controlador USB 4.0, que utilizará quatro pistas PCIe 4.0, bem como da presença da futura interface DisplayPort 2.0, que estará, por sua vez, associada ao referido controlador USB 4.0. Esta plataforma, bem como os processadores Ryzen 7000, só deverão chegar ao mercado ao longo do próximo ano.

Exit mobile version