Futuro Snapdragon 898 manterá estrutura de oito núcleos com três blocos distintos

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Previsto para ser anunciado no final do presente ano, o futuro SoC (System-on-Chip) da Qualcomm deverá manter a estrutura de oito núcleos e três blocos distintos, como tem acontecido nos últimos anos. Ou seja, segundo os últimos rumores, o futuro Snapdragon 898 deverá utilizar um núcleo Kryo 780 de alto desempenho, três núcleos Kryo 780 de desempenho intermédio, e quatro núcleos Kryo 780 de elevada eficiência energética.

Estes núcleos, embora optimizados pela Qualcomm, são baseados no desenho original dos núcleos ARM Cortex-X2, Cortex-A710 e Cortex-A510, respectivamente. Graças ao novo processo de fabrico da Samsung a 4 nm, prevê-se um aumento na frequência de funcionamento do núcleo principal, que deverá rondar os 3.09 GHz, com os restantes núcleos a manterem as frequências já existentes nos núcleos Kryo 680 do actual Snapdragon 888, com 2.4 GHz e 1.8 GHz, respectivamente.

Waffer de 3 nm produzida na Samsung Foundry

Ainda não se sabe nada relativamente à controladora gráfica que será utilizada no Snapdragon 898, mas tendo em conta que ele irá competir com o futuro Exynos 2200, que utilizará um GPU com tecnologia AMD RDNA, talvez o SoC da Qualcomm deixe de ser a referência no universo Android.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version