CEO da AMD confirma lançamento de arquitecturas Zen4 e RDNA3 para 2022

A AMD confirma que tem tudo pronto para os próximos lançamentos, e que 2022 será um ano de grandes mudanças, com as novas arquitecturas Zen4 e RDNA3.
AMD_CES

Foi durante a conferência de accionistas da AMD que a CEO, Dr. Lisa Su, revelou que o roadmap da empresa está em vigor, e que a AMD está preparada para lançar, já em 2022, duas novas arquitecturas revolucionárias, a arquitectura Zen4, que equipará a futura geração de processadores Ryzen, e a arquitectura RDNA3, que equipará a nova geração de placas gráficas AMD Radeon.

Ao contrário da Intel, que tem estado a revelar o seu roadmap para os próximos anos, a AMD tem sido mais cautelosa, e revelado apenas lançamentos próximos, como o lançamento dos futuros AMD Ryzen 7000 “Raphael” para a segunda metade de 2022, que serão já produzidos pela TSMC a 5 nm, e serão compatíveis com tecnologias de futuro como PCIe 5.0, DDR5 e tecnologia 3D V-Cache.

A nível das placas gráficas, a AMD não deu praticamente qualquer tipo de detalhes sobre os planos da mesma, mas segundo os últimos rumores, deverão ser lançados até 4 processadores gráficos com esta tecnologia, incluindo os tão aguardados Navi 31 e Navi 32, que já deverão utilizar uma estrutura de múltiplos chips, ao contrário dos modelos Navi 33 e Navi 34, de entrada e média gama, que manterão o design tradicional de um só chip.