Adicione legendas aos seus vídeos

Aprenda a usar o Subtitle Edit para colocar legendas nos vídeos que tem no seu computador.

No YouTube, os utilizadores já podem criar legendas de forma automática para os seus vídeos, mas primeiro têm de os carregar para a Web, o que pode não ser do agrado de todos por questões de privacidade. Neste guia, vamos mostrar-lhe como usar o Subtitle Edit para colocar legendas ou texto nos vídeos armazenados no seu PC.

Passo 1
Faça o download da versão mais recente do Subtitle Edit – neste momento a 3.6.0 – através do link do ficheiro setup.zip. O programa não tem um software de reprodução para ver os vídeos, mas funciona com o VLC; caso não tenha esta aplicação gratuita ainda instalada, descarregue-a em videolan.org; depois de fazer o unzip dos ficheiros, corra os setups para instalar ambos os programas e abra o Subtitle Edit.

Passo 2
Antes de fazer o upload do ficheiro do vídeo, vai ter de dizer ao Subtitle Edit que quer usar o programa com o VLC para fazer a pré-visualização do vídeo. Abra as ‘Opções’ no menu do topo; escolha ‘Configurações’ e, na área ‘Reprodutor de vídeo’, seleccione ‘VLC media player’ do lado direito. Se tiver instalada a versão portátil (portable) do VLC, terá de indicar a pasta onde guardou o programa em ‘Directoria do VLC’. Faça ‘Ok’ para guardar as alterações.

Passo 3
Clique no menu ‘Vídeo’ > ‘Abrir ficheiro de vídeo…’ e, em seguida, seleccione o ficheiro que quer legendar; o Subtitle Edit funciona com quase todos os formatos de vídeo existentes. Em alternativa, pode arrastar o ficheiro de vídeo directamente para a janela de pré-visualização. Deve aparecer uma representação visual do vídeo na janela inferior; caso não apareça, clique nessa janela para que a “onda” apareça.

Passo 4
Na janela inferior, clique e arraste o cursor para o local onde quer que a legenda apareça; em vídeos mais longos, use os controlos de zoom [1] para ver partes específicas. Depois de ter feito a selecção, clique com o botão direito e escolha ‘Adicionar texto aqui’. No canto superior esquerdo aparece o tempo de início e fim da secção do vídeo escolhida, assim como a duração total.

Passo 5
Escreva o que pretende que apareça na caixa de texto e clique em ‘Ajuste auto’ para que Subtitle Edit adicione uma quebra de linha a cada 42 caracteres; isto serve para tornar a legenda mais fácil de ler. Para retirar as quebras automáticas, clique em ‘Combinar’.

À medida que escreve, o Subtitle Edit mostra o valor ‘Caracteres/sec:’; esta opção calcula quantos caracteres teremos de ler, por segundo. Se esse valor ultrapassar os 25, a etiqueta fica vermelha (indicando que o utilizador pode não ter tempo suficiente para ler a legenda antes desta desaparecer). Se isto acontecer, corte a legenda ou estenda a parte do vídeo que seleccionou (como indicado no passo 4).

Passo 6
Repita os dois passos anteriores para adicionar a quantidade de texto/legendas que quiser. Se quiser apagar uma legenda, basta escolhê-la, carregar na tecla ‘Del’ e confirmar que quer eliminar a selecção, assim como o respectivo texto.

Quando terminar de colocar as legendas, faça ‘Guardar como…’ e indique o formato em que quer guardá-las; o melhor é deixar o que está por defeito (subrip) que grava em SRT, já que é um formato aceite pela maioria dos softwares de vídeo. O ficheiro deverá ficar com o mesmo nome do vídeo, com a extensão SRT e na mesma pasta do vídeo. Aconselhamos a que não mude estes dados, para que o player de vídeo consiga sempre associar os dois ficheiros: o de vídeo e o das legendas automaticamente.

Passo 7
Abra o leitor de vídeo que usa, carregue o ficheiro de vídeo e ligue as legendas. Se estiver a usar o VLC, basta clicar na tecla ‘V’ para ligar e desligar a opção; é possível que até já estejam activas. Se o ficheiro das legendas não tiver o mesmo nome do vídeo ou esteja numa localização diferente terá de usar o menu ‘Legenda’ > ‘Adicionar ficheiro de legendas’ e indicar o caminho. Estas indicações podem variar um pouco, consoante o software de reprodução de vídeo que estiver a usar.

Exit mobile version