O Windows 11 já anda pela Internet e é estranhamente parecido com o Windows 10X

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

O Windows 11 está quase a ser apresentado, mas os detalhes acerca do novo sistema operativo da Microsoft já andam pela Internet. Os primeiros foram publicados na rede social chinesa Baidu e revelam que o Windows 11 irá ter um menu Iniciar centrado no ecrã e janelas com cantos arredondados. Como já deve saber, estes dois elementos gráficos faziam parte do abandonado Windows 10X. Pouco depois destas duas imagens terem sido publicadas, apareceu em vários sites uma imagem ISO do Windows 11, que permite a sua instalação por quem quiser. Tudo isto, antes da apresentação oficial do Windows 11, que foi marcada pela Microsoft para o próximo dia 24 de Junho.

Por outro lado, se quiser acreditar em teorias de conspiração, tudo isto pode ser um plano elaborado para criar alguma conversa acerca do novo sistema antes do lançamento oficial.

 

Um jornalista do The Verge já instalou o novo Windows 11 e fez algumas descobertas. A primeira é que o novo sistema operativo não parece ser muito diferente do Windows 10, no que respeita à interface. No entanto, notam-se vários melhoramentos neste campo. Para além dos cantos arredondados, existem novos controlos que permitem mover uma janela para um local específico no ecrã. A nova aplicação Xbox está integrada directamente no Windows 10, o que permite encontrar mais facilmente todos os seus jogos.

Agora que se conhece o aspecto do Windows 11, faz algum sentido a decisão da Microsoft de ter deixado de desenvolver o Windows 10X. Inicialmente, este sistema operativo era destinado a dispositivos com dois ecrãs, como o Surface Neo. No ano passado, a Microsoft anunciou que iria voltar a dedicar-se ao desenvolvimento de um sistema operativo para dispositivos com um único ecrã.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version