Samsung deverá lançar novo SoC Exynos com GPU AMD, para competir com o Apple M1 ainda este ano

Últimos rumores apontam para o lançamento de um SoC Exynos equipado com GPU AMD, que será utilizado tanto em computadores portáteis como num smartphone, que será lançado em breve...

Já se sabia que a Samsung estaria a colaborar com a AMD para a criação de um SoC (System-on-Chip) Exynos equipado com uma controladora gráfica AMD RDNA, mas na altura foram encontradas limitações em termos de consumo energético, o que, até ao momento, tem impedido o seu lançamento enquanto SoC para smartphones e tablets.

Porém, com a Apple a integrar o seu Apple M1 nos novos iPad Pro e em toda a gama de computadores MacBook e iMac, levou a que tanto a Qualcomm como a Samsung optem pelo desenvolvimento de soluções equivalentes. Ou seja, o novo SoC que a Samsung está a desenvolver pode ainda não estar optimizado para um smartphone, mas será perfeito para computadores portáteis, já que é significativamente mais eficiente que qualquer SoC com arquitectura x86.

Contudo, outros rumores apontam para que a Samsung acabe mesmo por lançar este SoC para Smartphones, e muito provavelmente já para um produto que deverá ser apresentado no próximo mês de Junho. Ora, tendo em conta o roadmap actual de lançamentos da Samsung, e colocando de parte o lançamento do Galaxy Note21, que já se sabe que não será lançado este ano, tudo indica que este SoC Exynos poderá ser utilizado no novo Galaxy Z Fold 3. Só o tempo dirá o quão correctos estão estes rumores.