LEGO Vidiyo

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min

 

A LEGO continua a arrastar a asa para as experiências mais tecnológicas com a ajuda de smartphones. Depois das experiências de realidade aumentada com os sets Hidden Side e, mais recentemente, com os de Super Mario, a marca vira-se para a música com o Vidiyo. Basicamente, a ideia é usar kits (os BeatBoxes, seis ao todo) que trazem uma minifigura e um palco para montar, que depois ganha vida quando apontamos a câmara do smartphone ou do tablet, com a app respectiva.

Uma vez que esta nova gama da LEGO foi criada em parceria com a Universal, temos músicas de vários artistas que podemos usar para criar um videoclip com efeitos multimédia – é aqui que entra a realidade aumentada. No palco há pelo menos doze peças (as Beatbits) que a app reconhece e anima, para dar à experiência um conceito de desenho animado que ganha vida no ecrã do telemóvel. Para criar uma banda com mais elementos, temos ainda as saquetas Bandmates, com mais minifiguras e Beatbits.

A experiência é interessante, sobretudo para os mais novos, que ganham aqui capacidades de criação alargadas, uma vez que os efeitos e as músicas podem ser combinados de centenas de formas, além da componente de personalização dos elementos que fazem parte da “banda” – o modo como isto é feito na app é intuitivo e simples. Todo o conjunto acaba por estimular a criatividade, com a criação de um pedaço de multimédia que pode ser partilhado dentro da própria app. O Vidiyo não é apenas um jogo fechado, como Hidden Side e Super Mario, mas uma experiência criativa que dá às construções outra dimensão.

Nota: 4/5
lego.com | €19,90 (BeatBoxes); €4,99 (BeatBoxes)

 

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version