Energy Sistem ESG K6 Mechanik

Será possível pedir à Energy Sistem, que tem sobretudo gadgets low-cost, que entre no… jogo com marcas poderosas como a Razer ou Corsair?

Da espanhola Energy Sistem estamos mais acostumados a receber gadgets como colunas de som e auscultadores, mas a nova estratégia da marca passa por adicionar ao seu portfólio outros produtos. É isso que se reflecte nesta nova linha, a ESG (Energy Sistem Gaming), com meia dúzia de periféricos para um dos mercados tecnológicos mais competitivos, o dos jogos, onde há marcas como a Razer ou a Corsair já com uma base sólida de fãs instalada e soluções que estão entre as melhores do seu género.

Posto isto, será possível pedir à Energy Sistem, que tem sobretudo gadgets low-cost, que entre no… jogo com estas marcas mais poderosas? É claro que isso é muito difícil, mas para quem tem orçamentos reduzidos e precisa de comprar um primeiro teclado, rato ou auscultadores de gaming, é bem possível que com cem euros já consiga artilhar a secretária para entrar em jogos de Call of Duty, Counter-Strike ou Fortnite.

O teclado ESG K6 Mechanik é, como o nome indica, um periférico com teclas mecânicas, com aquele estilo em que os botões estão totalmente fora do chassis, dando o aspecto de robustez e o som ‘trac-trac’ característico dos periféricos do género. Com dimensões compactas e um corpo de metal, este modelo segue o mesmo caminho dos clássicos do gaming: tem iluminação RGB e pode ser configurado com até dez efeitos, com a possibilidade de alterar a velocidade com que ocorrem. O facto de não haver um software que nos dê a possibilidade de controlar isto, levou a que a Energy sistem incluísse no próprio teclado uma série de combinações de teclas que permitem alterar os efeitos: há a onda, uma espécie de “cobra” que percorre o teclado, outra que parece uma frequência cardíaca, a iluminação apenas da tecla pressionada, um modo discoteca e outro, um dos mais interessantes, que provoca uma onda a partir do local onde carregamos – o melhor é ler as instruções que vêm na caixa para dominar o ESG K6 e tornar-se um DJ do RGB.

No que realmente interessa, a experiência de jogo e de interacção, as teclas mecânicas tem um toque agradável, preciso, não são muito “duras” e respondem bem quando a acção do jogo não perdoa. O anti-ghosting, o cabo de 1,5 metros com resistência a interferências electromagnéticas e a promessa de cada tecla durar cinquenta milhões de cliques são bons argumentos de um periférico que não é assim tão acessível, mas que pode surpreender quem está acostumado a propostas com o dobro do preço, só por serem de marcas mais apetecíveis do universo do gaming.


Distribuidor: Energy Sistem

Site: energysistem.com

Preço: €44,90


Ficha Técnica

Tipo: Mecânico (com anti-ghosting)
Iluminação: RGB
Ligação: USB 3.0
Compatibilidade: Windows, macOS, PS4, Xbox
Cabo: 1,5 metros
Dimensões: 355 x 135 x 40 mm