Devolo Mesh Wifi 2 Multiroom Kit

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Como é que se consegue melhorar um produto que está no top 3 dos produtos de rede powerline para casa? A tarefa não é muito fácil, a menos que tenham inventado um novo protocolo de rede capaz de multiplicar a velocidade e o alcance muitas vezes. A Devolo tentou fazê-lo, a a receita que utilizou chama-se Wi-Fi Mesh.

Curiosamente, a tecnologia de redes sem fios mesh é, talvez, a que mais ameaça a das redes através da instalação eléctrica, nas quais a Devolo é especialista. Em teoria, as redes Wi-Fi mesh permitem chegar a todos os locais de uma casa, através da utilização de vários emissores/receptores que comunicam entre si, formando uma única rede e eliminado quaisquer zonas sem sinal. As redes powerline têm o mesmo objectivo, mas utilizam a rede eléctrica para levar o sinal de um local para outro.

A Devolo decidiu misturar as duas coisas e assim nasceram os novos kits Devolo Mesh Wifi 2 Multiroom. Os dispositivos são exactamente iguais aos que não têm mesh, com duas entradas RJ-45 e 1 Gbps. A velocidade máxima de comunicação entre dispositivos, através da rede eléctrica, é de 2,4 Gbps e a rede sem fios vai até à norma 802.11 ac, o que proporciona uma velocidade de topo de 300 Mbps a 2,4 GHz e de 867 Mbps a 5 GHz.

Tudo é controlado através uma aplicação, disponível gratuitamente para todos os dispositivos móveis, através de uma interface interna nos dispositivos, que pode ser acedida via browser.
O processo de configuração é simples: basta ligar um dos dispositivos ao router e a uma tomada; depois, é preciso espalhar os outros pelas tomadas da casa, nas zonas onde quiser que chegue o sinal de rede. Nenhuma fica inutilizada, porque estes adaptadores têm uma tomada que faz passagem de corrente. Tudo é automático e a única alteração que o utilizador tem de fazer é mudar os dados da rede sem fios, se quiser.

Em termos de desempenho powerline, este kit está ao nível dos outros Devolo de última geração. Ao nível da rede sem fios, não há nada a apontar. A interligação dos pontos de acesso através de powerline faz com que seja uma das redes mesh mais estáveis que já vi. Não há buracos na cobertura, nem quebras de velocidade muito significativas enquanto se anda de um lado para o outro.


Distribuidor: Devolo

Site: devolo.pt

Preço: €249 (starter kit com dois adaptadores); €369 (multiroom kit com três adaptadores)


Ficha Técnica

Conectividade: 2 x RJ45, 1 Gbps, Wi-Fi 4/5 (IEEE 802.11 a/b/g/n/ac/k/r/v)
Frequências: 2,4 GHz + 5 GHz Dual Band Dual concurrent
Cobertura: 90 m²
Powerline: G.hn (HomeGrid Forum), 2400 Mbps (MIMO), 1200 Mbps (SISO), 500 m de alcance
Consumo máximo: 12,1 W
Consumo típico: 8,9 W
Consumo em stand-by: 3,1 W


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version