Conheça as novidades do Chrome 91

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Há cerca de três anos que é possível usar aplicações aplicações Linux em alguns computadores Chromebook, mas esta funcionalidade tem estado sempre em testes beta. A versão 91 do Chrome OS já marca as aplicações Linux em Chromebooks como software estável.

A partir da versão 87, o Chrome ganhou a capacidade de procurar os separadores abertos. No Chrome 91, esta funcionalidade também permite procurar na lista de separadores que foram fechados recentemente.

A utilização desta funcionalidade é muito simples, basta clicar no ícone ‘Pesquisar separadores’ para ver uma lista dos separadores que foram fechados e dos que estão abertos nesse momento. É uma forma simples de aceder a estas páginas sem ter de aceder ao histórico de navegação.

 

Copiar e colar para ficheiros

Toda a gente sabe que o Chrome (tal como grande parte do software que usamos todos os dias) tem uma funcionalidade de ‘copy & paste’, mas a versão 91 do Chrome aumenta bastante as suas capacidades. Com esta versão, pode-se copiar um ficheiro que esteja gravado no seu computador e colá-lo numa mensagem de email. Até agora, para anexar um ficheiro a uma mensagem de correio electrónico era necessário arrastá-lo do Explorador de ficheiros para o separador do Chrome onde estava a página do serviço de email. Agora, basta clicar uma vez em cima do ficheiro desejado, premir a combinação de teclas CTRL+C para copiar e CTRL+V para colar esse ficheiro na sua mensagem de email.

Na versão actual esta funcionalidade já existe, mas tem de ser activada manualmente em: chrome://flags/#clipboard-filenames.

Versão 91 do Chrome para Android tem novos controlos para formulários

A versão 91 do Chrome para Android tem novos controlos para formulários. São elementos gráficos, como ‘radio buttons’, ‘checkboxes’ e barras de progressão. Os elementos anteriores não foram actualizados durante muito tempo e já estavam a ficar com um look antigo.

Chrome 91 para Android pode agora seguir sites

Há muito tempo que a Google matou o leitor de feeds RSS Google Reader, agora o Chrome 91 para Android vai incluir uma funcionalidade semelhante a um leitor de RSS. A nova opção vai permitir seguir um site. Sempre que esse site tiver novo conteúdo, vai aparecer na nova secção ‘Seguindo’ quando abre um separador em branco. 

Por baixo do capot

Também há coisas a acontecer por baixo do capot do Chrome 91, que pode ficar a saber mais a fundo neste artigo publicado no blogue oficial do browser.

Os destaques são:

Novos Origin Trials: Declarative Link Capturing para PWA, WebTransport e API WebXR Plane Detection.

Sugestão de nome de ficheiro e localização: As Web apps podem agora sugerir o nome e localização de um ficheiro ou pasta quando usam a API File System Access.

Partilha de credenciais: Os domínios que partilhem o mesmo backend de gestão de contas podem ser associados. Isto quer dizer que o gestor de credenciais do Chrome apenas tem de se lembrar de um conjunto de credenciais para todos os domínios.

JavaScript V8: O Chrome 91 inclui a versão 9.1 do JavaScript V8.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version