Civilization VI DLC Portugal

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Para quem não conhece, Civilization é um jogo em que escolhemos uma civilização com o objectivo de a fazer evoluir, para ganhar predominância sobre todas as outras. Não falo só de conquistas militares, também se pode ganhar o jogo através de vitórias culturais, científicas, religiosas ou diplomáticas.

Desde que a versão VI saiu, a editora tem lançado muito conteúdo-extra que trouxe mais civilizações e introduziu as alterações climáticas como factor a ter em conta para a gestão das várias civilizações. O último pacote de conteúdo inclui, finalmente, Portugal, que, até agora, era apenas representado no jogo pela cidade-estado de Lisboa…

O representante da civilização portuguesa é D. João III, um dos reis de Portugal durante a era de ouro dos Descobrimentos. Como seria de esperar, a civilização portuguesa centra-se principalmente no comércio e tem vários bónus que facilitam muito as tarefas relacionadas com esta actividade. Todas as civilizações têm unidades específicas e a portuguesa é a nau que, ao ser construída, pode ser logo melhorada. Ao usar a nau, o jogador pode criar feitorias em vários pontos do mapa para receber bónus de dinheiro e influência ao estabelecer rotas comerciais com esses pontos. O monumento específico que Portugal pode construir é a Torre de Belém, que também dá bónus em tudo o que tem a ver com comércio.

Jogar com Portugal é fácil, a quantidade de dinheiro que se consegue ganhar logo desde o início do jogo oferece muitas vantagens, como a possibilidade de se comprarem unidades com ouro em vez de produção, o que acelera muito a evolução desde cedo. O comércio também traz influência e é possível atingir o lugar de suserano de várias cidades-estados muito mais facilmente.

A expansão inicial da civilização portuguesa é muitíssimo rápida e em poucas jogadas consegue-se fundar cidades noutros continentes sem grande esforço. Uma das coisas que notei após instalar esta actualização é que as invasões bárbaras no início do jogo são mais frequentes que antes.


Editora: 2K

Distribuidora: 2K

Site: civilization.com

Preço: €4,99


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version