Nvidia confirma lançamento de GeForce RTX 3060 com novo GPU

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 1 min

Tal como anunciámos à duas semanas, a Nvidia oficializou agora a reintrodução de um limitador de hashrate, ou seja, de processamento de cálculos de mineração de criptomoedas, não só através dos novos drivers, como através da introdução de uma nova revisão do GPU utilizado na GeForce RTX 3060 de 12GB.

Toda esta polémica começou quando a Nvidia decidiu aplicar uma limitação na mineração de Ethereum, com os drivers a reduzirem para metade a capacidade de processamento sempre que fosse detectado o processamento de algoritmos para a mineração desta criptomoeda. Porém, a Nvidia, por descuido, lançou um conjunto de drivers (470.05), criados para parceiros e programadores, que ultrapassavam essa limitação.

Como os drivers foram rapidamente partilhados pela internet fora, a única solução encontrada pela Nvidia para forçar essa limitação foi criar uma nova revisão do GPU utilizado pela placa gráfica, para que o “novo” GPU não seja reconhecido pelos drivers 470.05.

Como tal, já a partir do mês de Maio, serão introduzidas no mercado novas GeForce RTX 3060 que em vez de usarem o habitual GPU GA106-300, passarão a usar o GA106-302, conforme a Nvidia confirmou durante a descrição dos novos drivers (466.27), lançados ontem.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version