Como saber se os seus dados pessoais foram roubados ao Facebook

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 1 min

De certeza que já ouviu falar da divulgação online de informações pessoais pertencentes a 533 milhões de utilizadores do Facebook (incluindo mais de 2 milhões de utilizadores portugueses), roubadas em 2019, mas que foi divulgada este fim-de-semana. Os dados divulgados, incluem números de telefone, ID do Facebook, datas de nascimento, entre outra informação.

Como pode ficar a saber se os seus dados fazem parte da lista?

A forma mais simples é aceder ao site Have I Been Pwned e inserir o seu número de telefone (incluindo o indicativo de país, no caso de Portugal é +351), ou o endereço de email que usou para se registar no Facebook (ou noutro serviço qualquer), para ver em que listas resultantes de roubos de dados conhecidos é que estão os seus dados.

O que fazer se os seus dados estiverem na lista?

Há pouco a fazer, pelo menos no caso do roubo de informação ao Facebook, mas pode alterar a password, usar um gestor de passwords que consiga gerar passwords complexas e únicas para cada site ou serviço online que use, usar autenticação de dois factores e ficar alerta para outros roubos de dados que venham a ser noticiados.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version