Associação D3 denuncia falha de segurança no Android que partilhava dados da StayAway COVID

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 1 min
©PCGuia / DR.

A Associação D3 – Defesa dos Direitos Digitais, que já se mostrou várias vezes contra a utilização da StayAway COVID, alertou hoje para uma falha de segurança no sistema operativo Android que punha em causa a integridade dos dados desta app.

«Recentemente foi descoberta uma falha de segurança no sistema Android que permitiu que centenas de apps que vêm pré-instaladas nos telemóveis tivessem acesso indevido a registos do sistema», diz a D3.

Segundo a associação, os dados partilhados eram quatro: a indicação de que uma pessoa tinha estado em contacto com alguém que tivesse testado positivo para a COVID-19, nome e endereço MAC e «etiquetas de identificação publicitária de outras aplicações».

Na sequência desta denúncia, a D3 pede a «suspensão imediata da experiência StayAway»: segundo Ricardo Lafuente, vice-presidente da associação Defesa dos Direitos Digitais, a app «não é um mecanismo eficaz ou sequer seguro» e falhou o objectivo de ajudar a «resolver os problemas a que se propôs».

Etiquetas:
Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version