AMD lança nova BIOS AGESA 1.2.0.2 para todos os fabricantes de motherboards

A AMD lançou o firmware AGESA 1.2.0.2 para que os fabricantes actualizem as BIOS das suas motherboards, para resolver de vez os problemas das ligações USB.

Ao contrário do que poderá pensar, grande parte do código das BIOS UEFI que controlam as motherboards para sistemas AMD é desenvolvida pela própria AMD, embora existam elementos nesse código que é posteriormente personalizado e adaptado por cada fabricante. Isto tem permitido à AMD rapidamente implementar melhorias significativas, tanto em termos de desempenho, como de compatibilidade e resolução de problemas.

E é neste último ponto que entra o novo Firmware AGESA 1.2.0.2, que a AMD acaba de lançar oficialmente. Desde o início do ano que a AMD reconheceu a existência de problemas com as ligações USB em motherboards com chipsets da série 400 e 500, quando associados a processadores AMD Ryzen 3000 e 5000, como falha na comunicação ou desempenho irregular.

A AMD tinha, entretanto, indicado algumas dicas que poderiam minimizar essas falhas, mas prometeu encontrar a origem do problema, e resolver. Com a chegada do firmware AGESA 1.2.0.2, a AMD conseguiu efectivamente resolver o problema. Agora será uma questão de tempo (horas, muito provavelmente) até todos os fabricantes disponibilizarem essas actualizações nas páginas de suporte das respectivas motherboards equipadas com chipsets AMD X570, B550, A520, e futuramente as X470 e B450.

Exit mobile version