AMD resolve problemas com interface USB nos Ryzen

A actualização para os BIOS das motherboards afectadas chega em Abril.
AMD Ryzen

A AMD anunciou através de uma publicação no Reddit, que descobriu uma solução para os problemas intermitentes com as ligações USB, que têm sido reportados em alguns sistemas com processadores Ryzen.

A empresa vai começar a distribuir uma nova versão do firmware (AGESA 1.2.0.2) aos fabricantes de motherboards dentro de uma semana. Espera-se que os firmwares actualizados pelos vários fabricantes comecem a chegar aos consumidores no início de Abril.

A AMD não forneceu quaisquer detalhes acerca da forma como chegou a esta resolução, nem acerca dos factores que causavam estes problemas. No entanto os problemas que foram reportados pelos utilizadores são, aparentemente, exclusivos de sistemas com processadores Ryzen 3000 e 5000, instalados em motherboards com chipsets das séries 400 e 500 (X570, X470, B550 e B450) e caracterizam-se pela perda aleatória de ligação de dispositivos USB. O problema afecta muitos tipos diferentes de dispositivos, incluindo dispositivos de captura de vídeo e de áudio, falha das ligações em teclados, tempos de resposta lentos em ratos, problemas de ligação em headsets de realidade virtual, dispositivos de armazenamento externos e dispositivos de arrefecimento do processador com ligações USB.

Os fabricantes de motherboards constroem os seus próprios firmwares para os seus produtos, em cima de uma base chamada AGESA, por isso os melhoramentos demoram sempre alguma tempo até chegarem aos consumidores. A AGESA (AMD Generic Encapsulated System Architecture) é um protocolo de arranque que inicializa os núcleos do processador, memória e o controlador HyperTransport (denominado agora Infinity Fabric).

Se for utilizador de um dos sistemas afectados por estes problemas de ligação na interface USB, a AMD deu algumas sugestões para minimizar os problemas, que podem ser implementadas agora enquanto espera pela distribuição da nova versão do firmware.