Afinal a API DirectStorage da Microsoft também vai funcionar com SSD NVMe PCIe3

A nova tecnologia DirectStorage, que promete acelerar consideravelmente o carregamento de conteúdos dos jogos, também vai funcionar com unidades SSD de geração anterior.
NVME
Foto - Western Digital

Durante uma apresentação para programadores, realizada esta semana, a Microsoft confirmou que a API DirectStorage, concebida para acelerar a velocidade de acesso aos dados gravados no sistema de armazenamento do computador, através da utilização dos recursos de processamento da placa gráfica, também irá funcionar em unidades SSD NVMe PCI Express 3.

Na mesma apresentação, também foi confirmado que todos os GPU compatíveis com DirectX 12 vão também poder ser usadas para aceder às funcionalidades da API DirectStorage.

Para quem não sabe, o sistema DirectStorage, permite ao processador gráfico, ou GPU, aceder directamente aos dados gravados em unidades SSD NVMe, o que, por exemplo, permite o carregamento e descompressão directa de conteúdos relacionados com jogos, reduzindo bastante os tempos de carregamento dos jogos.

Esta aceleração reduz bastante a latência ao nível do sistema de armazenamento e reduz a carga de processamento do CPU. Qualquer placa gráfica, ou GPU compatível com a API DirectX 12 vai poder usar esta funcionalidade. No entanto, a Microsoft recomenda a utilização de GPU DirectX Ultimate, para que se consiga obter a melhor experiência possível.

A PlayStation 5 já utiliza um sistema semelhante para acelerar o carregamento dos conteúdos dos jogos.