Thomas Pesquet: este vai ser o primeiro astronauta da ESA a voar numa cápsula da SpaceX (vídeo)

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 1 min
Thomas Pesquet - Alpha Mission

É uma missão conjunta com a NASA e JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial) – a 22 de Abril, Thomas Pesquet será o primeiro astronauta da ESA a entrar numa cápsula da SpaceX, a Crew Dragon.

O anúncio já tinha sido feito no final de 2020, mas agora a ESA revelou a data concreta desta missão. O lançamento será feito a partir da Florida (Kennedy Space Center) e tem como destino a Estação Espacial Internacional (ISS).

Na Crew Dragon, acoplada a um foguetão Falcon 9, seguem ainda os astronautas Shane Kimbrough e Megan McArthur (pela NASA) e o Akihiko Hoshide (JAXA). Esta missão tem o nome de código Alpha, uma homenagem à estrela Alpha Centauri: «Fica no mesmo sistema que [a estrela] Proxima, o nome da primeira missão de Thomas Pesquet», explica a ESA.

Este será apenas o segundo voo de uma nave de uma empresa privada com destino à ISS – aqui, que estes quatro astronautas têm pela frente uma estada de seis meses e “rendem” uma tripulação russa que regressa à Terra em Maio.

O lançamento desta missão espacial pode ser acompanhado em directo no site da ESA.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version