Desenvolvida uma nova técnica de diagnóstico que usa um smartphone para detectar sinais de insuficiência cardíaca

A nova técnica usa os sensores de movimento dos smartphones para detectar vibrações que podem indicar a possibilidade de desenvolver insuficiência cardíaca.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Foi desenvolvida uma nova técnica de diagnóstico que usa um smartphone para detectar mais rapidamente sintomas de insuficiência cardíaca que os métodos tradicionais. Esta técnica foi desenvolvida por entidades finlandesas e norte americanas e usa os sensores de movimento integrados em todos os smartphones modernos para detectar vibrações no peito. Muitas vezes, estas vibrações aparecem devido a problemas que podem levar ao aparecimento de uma insuficiência cardíaca.

A insuficiência cardíaca é uma patologia e não uma doença em si. Esta patologia pode ser causada, ou exacerbada, por um conjunto de factores que incluem doença coronária, problemas nas válvulas do coração, hipertensão e outros. A insuficiência cardíaca é ponto a partir do qual o coração não consegue bombear sangue suficiente. Mesmo se o coração estiver semi-operacional pode não conseguir fazer chegar sangue suficiente ao resto dos órgãos, o que pode causar danos nos rins e no fígado, coágulos sanguíneos ou mesmo a morte.

Muitas vezes, as doenças que causam insuficiência cardíaca causam vibrações fora do normal no coração que podem ser usadas para diagnóstico desta condição. Estas vibrações são diferentes dos movimentos típicos do coração porque ele não consegue contrair e relaxar regularmente. Para detectar estas vibrações, os médicos especialistas usam instrumentos de sismocardiografia, mas em breve será possível usar um telemóvel para fazer o mesmo.

Uma equipa da Universidade de Turku passou os últimos 10 anos a desenvolver uma maneira de usar os sensores de movimento dos smartphones, usados normalmente para recolher dados relacionados com actividades de fitness, navegação e jogos para sismocardiografia. Recentemente, a equipa publicou um artigo no Journal of the American College of Cardiology: Heart Failure em que dão conta que finalmente foi possível usar um smartphone para detectar vibrações cardíacas.

Para usar a técnica, o paciente só tem de se deitar de costas e colocar o smartphone no peito com o ecrã para cima. À medida que as vibrações cardíacas passam pelo peito do paciente, o acelerómetro e giroscópio do smartphone conseguem detectar cada movimento e permitem que as vibrações sejam vistas sob a forma de um gráfico. Todo o processo demora apenas um minuto.

Imagem – CardioSignal

Esta técnica foi testada por mais de 1000 pacientes na Universidade de Turku e nos Helsinki University Hospitals na Finlândia e também no Stanford University Hospital nos Estados Unidos. Destes 1000 pacientes, 217 já tinham sido diagnosticados com insuficiência cardíaca. As equipas descobriram que este novo método de diagnóstico conseguiu detectar as vibrações relacionadas com insuficiência cardíaca com 89% de precisão.

A Universidade de Turku trabalhou em conjunto com a startup finlandesa CardioSignal para aperfeiçoar esta técnica. Actualmente, a CardioSignal oferece uma funcionalidade de detecção de fibrilação atrial através da aplicação com o mesmo nome. Dependendo do resultado de futuros testes, a aplicação pode vir a incluir esta nova técnica de detecção de insuficiência cardíaca.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version