PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: The Internet is for profit
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > Conceito Humanoide > The Internet is for profit
Conceito HumanoideOpinião

The Internet is for profit

André Gonçalves
Publicado em 13 de Março, 2021
Tempo de leitura: 3 min
rupixen.com/ Unsplash

A Internet, como a conhecemos hoje, está longe de ser a rede formada e mantida pelos entusiastas que originalmente a criaram. Hoje, a rede das redes está muito mais próxima do conceito de um centro comercial, que de uma biblioteca de conhecimento tal como foi desenhada para ser. Esta que é hoje, destacadamente, a mais importante plataforma de comunicação do mundo, serviu de base à esmagadora maioria das soluções que encontramos para a necessidade de distanciamento social nos campos do trabalho e da educação remota, mas principalmente no que diz respeito ao comércio. Isto traz ainda mais consumidores para as estruturas de venda online e principalmente consumidores mais inexperientes, que normalmente optavam por compras em lojas físicas.

- Publicidade -

Estes consumidores que dão hoje os primeiros passos numa Internet altamente optimizada para o consumo, são como crianças encadeadas pelas luzes de um parque de diversões (de facilidades e experiências de utilização), onde grande parte das estratégias de lucro, eximiamente trabalhadas por avançados sistemas de inteligência artificial, lhes passam completamente despercebidas.

Do fornecedor do acesso à Internet ao fornecedor da plataforma de rede social, todos procuram extrair o máximo benefício possível dos seus utilizadores, agregando serviços pagos complementares ou simplesmente vendendo directamente os seus consumidores na forma de informação, tempo e exposição a conteúdos comerciais.

Mas ao contrário do que acontece numa loja tradicional em que a capacidade de influência de consumo de uma determinada empresa se vai esvanecendo quanto mais o seu cliente se afasta do local de compra. O comércio on-line é indiferente à distância e mantém um registo permanente e detalhado de todas as intenções de consumo dos seus visitantes.

Sistemas artificiais de conhecimento profundo permitem modelar compras derivativas, manter uma análise global de comportamentos e, principalmente, dar a cada indivíduo os estímulos subconscientes intercalares necessários ao impulso de compra.

Os grandes vendedores on-line têm, hoje, a capacidade de antecipar/criar o próximo desejo de consumo e automatizar e encadear um plano de comunicação multimeios que introduz na mente do cliente a ideia incisiva e recorrente de uma determinada necessidade.

- Publicidade -

A falta de regulação ou limites legais a estes planos de vendas on-line cria uma luta verdadeiramente injusta entre alguém que pretende fazer uma boa compra e um vendedor que sabe tudo sobre nós. Isto é ainda mais grave quando se vive a alta velocidade e com uma grande rotatividade de consumo, em que não asseguramos tempo suficiente para pensar, comparar e reflectir sobre porque vamos fazer uma determinada compra e com isto perceber que, por vezes, por vezes, a melhor compra é a que não fazemos.

- Publicidade -
Etiquetas:compras onlineE-Commerceinteligência artificialOpinião
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Freepik | Inteligência Artificial
O Que Vem à RedeOpinião

A prisão invisível

Tempo de leitura: 3 min
Há Uma App Para TudoOpinião

Ó meu Santo António

Tempo de leitura: 2 min
©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}