Tesla vai utilizar GPU AMD Navi 23 no novo Tesla Model S e Model X

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Depois de lhe darmos a conhecer as novas impressionantes características do renovado Tesla Model S, em particular do Model S Plaid+, que oferece mais de 840 km de autonomia, mais de 320 km/h de velocidade máxima e um poder de aceleração dos 0-100 km/s abaixo dos 2.1 segundos, está na altura de lhe revelar mais detalhes sobre uma das mais importantes funcionalidades novas no interior, o novo sistema de infoentretenimento.

Este sistema é composto por dois ecrãs tácteis, um ecrã principal de 17 polegadas, designado de Cinematic Display, com uma resolução máxima de 2200 por 1300 píxeis, e por um ecrã secundário, colocado atrás da consola central, estando orientado para os lugares traseiros do novo Model S.

Embora a Tesla não tenha anunciado oficialmente características técnicas deste sistema, foi indicado que o mesmo utilizaria a plataforma Tesla Gaming Arcade, ou seja, que permite a utilização de comandos sem fios para correr jogos, como The Witcher 3, Fallout Shelter e até Cyberpunk 2077, este último por indicação de Elon Musk, tudo graças a um GPU dedicado com capacidade de processamento de 10 TFLOPs.

Isto significa que o sistema de infoentretenimento do novo Model S (e do novo Model X) tem um poder de processamento gráfico ao nível da Sony PlayStation 5, algo que acabou por ser confirmado através de uma publicação no Twitter, com o diagrama do GPU utilizado neste sistema. Curiosamente este diagrama dá a entender que o GPU está isolado, e não integrado com o CPU, como acontece nas consolas de jogos da Sony e da Microsoft.

Segundo esse diagrama, o GPU utilizado é efectivamente um AMD Navi 23, de arquitectura RDNA2, que por sua vez utilizará 32 unidades de computação, 2048 processadores de stream, uma interface de memórias de 128-bit, 8 GB de memória GDDR6, duas saídas DisplayPort e uma saída HDMI 1.4. Para garantir os 10 TFLOPs de poder de processamento gráfico (FP32), este GPU terá que funcionar a, pelo menos, 2.44 GHz de velocidade.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version