Ao contrário da Microsoft, que revelou o APU (Accelerated Processing Unit) que equipa as suas Xbox Series X e Series S antes mesmo do lançamento, a Sony sempre se manteve muito discreta relativamente a este componente. Essa descrição acabou, agora que o APU da PlayStation 5 foi fotografado por Fritzchens Fritz, que utilizou um microscópio SWIR (Short Wave InfraRed Light), que permite identificar todas as secções que constituem o interior deste componente.
Através destas fotografias, torna-se possível identificar todos os elementos desta APU, que é constituída por um processador AMD de oito núcleos com arquitectura Zen2, e por um GPU de arquitectura RDNA2, embora com algumas limitações inexperadas. Aparentemente o GPU produzido inclui 40 unidades computacionais, embora a Sony e a AMD apenas tenham confirmado 36 unidades operacionais.
Porém, essas unidades estão organizadas de forma diferente, assemelhando-se mais a um GPU de arquitectura RNDA e não RDNA2, uma vez que esta disposição não inclui a memória cache L3, aqui designada de AMD Infinity Cache. Existem outras limitações, como os pipelines das unidades de FPU, que foram reduzidos de 256-bit para 128-bit.
My interpretation of the floor plan PS5 floor plan:
1. Bomba surprise that Sony likely cut down the 256-Bit FP pipes to just 128-Bit.
2. No Infinity Cache/L3$, also not on the Xbox Series.
3. Might have the old Render Backend design, need higher res to say for sure.
4. … https://t.co/gwrXI903U8 pic.twitter.com/Vvmm1hGSM8
— Locuza (@Locuza_) February 14, 2021
O único ponto positivo, que superou as expectativas, foi a descoberta da protecção que a Sony incluiu na superfície do APU, para permitir a utilização de pasta térmica de metal líquido, evitando que a mesma entre em contacto com os sensíveis componentes electrónicos, colocados na superfície do APU.