Microsoft Edge vai ter um modo de navegação para crianças

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A Microsoft anunciou ontem que o browser Edge vai ter um modo de utilização para crianças. Este novo modo inclui várias funcionalidades desenhadas para proteger os mais novos enquanto navegam pela Internet. A nova versão do browser já pode ser experimentada pelos utilizadores que façam parte do programa Insiders nos canais Dev e Canary, para que possam dar feedback sobre as novas funcionalidades e assim ajudar no seu desenvolvimento. Para mais informação, pode aceder a esta página.

O novo modo de funcionamento, desenhado para crianças do 5 aos 12 anos, terá temas específicos para personalizar o browser e artigos pensados para ajudar a navegar pela Internet de uma forma mais segura. Também inclui o Bing SafeSearch ligado por defeito e o sistema de prevenção de rastreamento de navegação e buscas configurado para ‘Estrito’.

O modo para crianças pode ser activado através da funcionalidade de escolha de perfis no Edge. Não é necessário que esteja a usar uma conta de criança no Windows, para facilitar a configuração e utilização mesmo em computadores partilhados. Para deixar de usar o browser em modo de crianças é necessário fornecer uma password. Podem ser definidas excepções, também através da inserção de uma password. Por exemplo, se a criança quiser aceder a um site que sabe que não apresenta qualquer perigo para ela, mas que está bloqueado pelo filtro do browser, pode inserir a password para lhe dar acesso.

Os adultos podem escolher previamente a que sites as crianças podem aceder. O modo permite a criação de uma lista de sites permitidos, que os adultos podem usar para refinar a experiência de navegação à medida que as crianças vão crescendo.

No futuro, a Microsoft planeia acrescentar mais funcionalidades ao modo para crianças.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version