A tecnologia a favor da educação

Estudo
Foto por Annie Spratt em Unsplash

A tecnologia favorece a educação, não só atrapalha. Sabemos que ver as crianças e os adolescentes que passam horas com o smartphone na mão é um sinal de alerta. Já há estudos que provam que os níveis de concentração e foco das pessoas têm diminuído. O estimulo que a internet e a tecnologia de uma forma geral oferecem certamente tem participação nisso. Mas esse não é um artigo totalmente pessimista, pelo contrário, vamos mostrar como a tecnologia está impulsionando a educação. Vai ver iniciativas que ajudam em como ter seu Trabalho de Matemática, como ser aceite em faculdades e até como estudar sem sair de casa.

O universo dos trabalhos prontos

Fazer trabalhos académicos pode ser uma tarefa stressante e aterradora para milhares de estudantes. Os mais inexperientes podem ter dificuldades para fazer um bom trabalho ou em certos momentos nem ser capaz de realizar todos os trabalhos cobrados por seus professores. Pensando nisso, foi criado o Mystudybay, um website especializado na criação de trabalhos académicos. É possível comprar um TCC, uma tese, um estudo de caso, uma monografia e etc. Mas fica o alerta, comprar trabalhos académicos não é uma coisa ética se você for entrega-los para seu professor. A ideia aqui é ter modelos prontos para usar como base e auxilio e não como o trabalho final em si.

O Descomplica

No Brasil, provas, concursos e outros modelos de avaliação são realizados anualmente para conceder posições importantes aos candidatos com os melhores resultados. Seja para entrar em uma faculdade, ser aceito em uma empresa pública ou etc. O Enem é um dos melhores exemplos disso. Nada mais justo do que ter uma plataforma online feita para preparar estudantes para esse tipo de avaliação. Há muitas instituições de ensino que oferecem cursos preparatórios para esses testes, mas o Descomplica levou isso para o próximo nível com sua plataforma online que reúne especialistas focados em preparar alunos para provas como o Enem.

A fibra ótica e a educação para todos

Pessoas saindo do interior para as capitais em busca de oportunidades melhores na área da educação é um movimento comum há décadas. Mas trata-se de uma tarefa extremamente complicada para alguns. Há pessoas que abandonam tudo e passam fome para fazer faculdade nas capitais e, é claro, há pessoas que desistem de estudar por falta de melhores oportunidades. É aí que o ensino a distância entra em campo. Algumas pessoas simplesmente não podem deixar suas terras natais, mas como o EAD, o cenário muda para melhor. É claro, a popularização da fibra ótica é o factor crucial para viabilizar tudo isso. À medida que mais e mais lugares têm acesso à internet de qualidade, mais e mais pessoas serão capazes de fazer faculdade sem ter que deixar a própria casa.

O actual desafio: O mundo dos cursos online e outros infoprodutos

Nem tudo o que surge através da tecnologia no mundo do ensino é algo positivo. Enquanto há cursos online e outros infoprodutos feitos por profissionais qualificados, há também conteúdo criado por pessoas sem quaisquer credenciais. Não existe uma regulamentação bem definida para produtos relacionados a educação vendidos na internet. Portanto, qualquer pessoa pode vender um curso sobre, por exemplo, “Como operar na bolsa de valores”, “Como virar um DayTrader”, e etc. Como resultado, há milhares de produtos ruins e até enganosos em circulação na internet.

Pensamentos finais

A tecnologia vem revolucionando a área da educação. Mas nem tudo é boa notícia. Será necessário que outras áreas, como a legislativa e judiciária, acompanhem a tecnologia para que problemas como fraude, propaganda enganosa e similares sejam coibidos.