PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: The show is logging on
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > Praia das Maçãs > The show is logging on
OpiniãoPraia das Maçãs

The show is logging on

Pedro Aniceto
Publicado em 30 de Janeiro, 2021
Tempo de leitura: 3 min
kal-visuals/Unsplash

Desafortunadamente, a indústria cultural é uma, entre muitas outras, que está a ser fortemente vergastada pelo estado pandémico actual. Num ano, a todos os títulos absolutamente miserável, consigo ainda vislumbrar alguns aspectos positivos nos efeitos COVID-19 no País que somos e que teima em sobreviver (na verdade, desde 1143 que o fazemos quase na perfeição).

- Publicidade -

Não foi apenas o teletrabalho que forçou a sociedade a um curso intensivo de adaptação tecnológica (e isso, só por si, já tinha sido uma lufada de ar fresco na vida tecnológica de milhares e milhares de portugueses). A Cultura, essa massa resiliente por vezes tão abastardada pelo poder, surpreendeu-me (surpreendeu-nos) de uma forma espantosa. As companhias e os organismos que dependem de receitas para poder funcionar, reinventaram-se. Redescobriram-se. Foram à procura do oxigénio que dá pelo nome de público. E, para isso, moveram montanhas, não físicas, mas mentais.

Tenho, no meu papel de consultor, visto com espanto e agrado gente que nunca quis verdadeiramente estar por dentro dos sistemas de informação a aprender a editar, a gravar, a emitir e a distribuir conteúdo cultural. Se, por um lado, esse esforço foi reactivo, acredito que muito desse conhecimento adquirido em ritmo intensivo ficará para o sector como uma mais-valia. As coisas não regressarão ao que era dantes. A indústria foi ao encontro do público, deu-lhe a provar “doces” que nunca tinha demonstrado saber fazer e isso, meus caros, não tem regresso.

Fico absolutamente siderado quando, no meu círculo de amigos, me perguntam se determinado espectáculo em cena num qualquer teatro está a disponibilizar bilhetes remotos. Fico ainda mais agradado quando artistas e promotores de espectáculos desenham obras especificamente com a interacção humana em mente. Não há regresso deste estado de coisas. Já ninguém se satisfaz apenas com um simples stream, as pessoas querem estar, querem sentir-se parte de um espectáculo sem colocar a sua integridade em perigo.

Há poucos dias estreou em Lisboa um espectáculo de um artista nacional em que dois terços da sala (que por razão das restrições não pode efectivamente ser vendida) estará sentada nos respectivos sofás das suas próprias casas… isto é maravilhoso, por um lado: as lições que aprendemos durante esta crise sanitária darão frutos, tornar-nos-ão mais exigentes a consumir conteúdo. Quando a cortina fechar, não serão apenas tecidos a mover-se sobre tábuas. Serão centenas de licenças de Zoom e outros produtos que terminarão as suas sessões.

- Publicidade -
Etiquetas:CulturaespectáculosOpiniãotecnologiateletrabalhotransformação digital
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoQuinta Coluna

Uma vitória pela encriptação em França (e o resto da UE?)

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}