World Usability Day: apps e websites portugueses «têm um longo caminho a percorrer», diz a Tangível

A crítica da Tangível surge na véspera do Dia Mundial da Usabilidade, que se comemora sempre na segunda Quinta-Feira de Novembro.
©LinkedIn Sales Navigator
©LinkedIn Sales Navigator

Dia 12 de Novembro comemora-se o World Usability Day e a Tangível, uma empresa nacional especializada em human-centered design, critica a forma como os sites e apps portuguesas estão construídos.

«Hoje em dia, a grande maioria dos serviços online do Estado tem muitos problemas de usabilidade. Tem havido um crescente esforço para melhorar a usabilidade desses serviços, mas ainda há muito por fazer», acusa José Campos, co-CEO da Tangível.

O responsável sublinha o facto de a «linguagem hermética utilizada em sites e serviços do Estado» ser «gritante», o que «prejudica a compreensão da mensagem por parte de uma boa parte da população».

A crítica da Tangível surge na véspera do Dia Mundial da Usabilidade, que se comemora sempre na segunda Quinta-Feira de Novembro – este ano é no dia 11. E, para sensibilizar programadores a adoptar soluções mais fáceis de usar, a empresa vai organizar um webinar, amanhã, com a participação de André Carvalho e José Campos (co-CEO da Tangível) e Sandra Mouta, head of training desta empresa.

Com o tema ‘User Experience e Inteligência Artificial’, este webinar é gratuito, mas obriga a fazer uma inscrição aqui; a transmissão online começa pelas 9:15 e acaba às 11:30.