Portégé X30W-J: será este o portátil híbrido de 13 polegadas «mais leve do mundo»?

A Dynabook garante que sim: este computador portátil, que consegue dobrar o ecrã por completo para se transformar em tablet, pesa 989 gramas.
©Dynabook
©Dynabook

A Dynabook anunciou um novo computador portátil conversível (ou híbrido) que diz ser o «mais leve do mundo» do seu género; o peso é ligeiramente inferior a um quilo – 989 gramas.

O novo Portégé X30W-J traz processadores Intel Core i5 ou i7 de 11ª geração, até 32 GB de memória LPDDR4x a 4266 MHz e armazenamento SSD PCIe SSD até 1 TB. Os gráficos são assegurados pela plataforma Iris Xe, também da Intel.

Em relação ao ecrã, este modelo tem um display táctil FHD Sharp IGZO de 13 polegadas (protegido por Corning Gorilla Glass) com 460 nit, compatibilidade com caneta AES. Nas características de segurança conta-se a possibilidade de ter um leitor de impressão digital (SecurePad) e uma BIOS proprietária da Dynabook, encriptação e autenticação facial.

Segundo a Dynabook, o X30W-J tem uma autonomia de dezasseis horas que, em meia hora, consegue carregar 40%. Entre as ligações estão o Wi-Fi 6 (802.11ax), Bluetooth 5.1, LTE (opcional), duas portas USB-C compatíveis com Thunderbolt 4, uma USB 3.1 Tipo-A, jack de 3,5 mm, slot para cartões microSD e HDMI.

O Portégé X30W-J chega às lojas já este mês, mas a marca não revelou preços – pode ver na página dos EUA da Dynabook mais detalhes sobre este computador.