LG NanoCell 8K

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Se procura um televisor 8K, a LG tem duas opções: o OLED de 88 polegadas de 30 mil euros ou este NanoCell com versões de 65 e 77 polegadas. Como será de imaginar, este NanoCell é significativamente mais acessível, estando ao nível do modelo rival da Samsung, o QLED Q800T, que já testámos.

Embora sejam idênticos em termos de características, este modelo da LG utiliza a tecnologia NanoCell para conferir uma reprodução de cor mais fiel, o que, associado ao painel IPS, garante excelentes ângulos de visualização sem perda de qualidade de imagem. Notou-se, porém, um pior resultado em termos de contraste e de brilho face à solução Quantum Dot utilizado pelo televisor rival.

Ainda assim, a LG tenta colmatar essa limitação ao aplicar um sistema de retroiluminação com zonas controladas de forma independente (local dimming), o que acaba por resultar numa imagem que é, na grande maioria dos casos, excelente. Claro que este resultado só é possível graças à preciosa ajuda do poderoso processador de imagem Alpha 9 de terceira geração, que desempenha um excelente trabalho não só a reproduzir conteúdos 8K, como a fazer upscaling de conteúdos HD e 4K para 8K. A compatibilidade com normas como a Dolby Vision IQ, HLG e HDR10 contribuem para este resultado.

Como se isto não bastasse, estamos perante um competente sistema de som, composto por altifalantes estéreo de 40 W com Dolby Atmos que revelaram uma boa envolvência e uma surpreendente capacidade de reprodução de graves.

Se o objectivo é usar este televisor para jogar, e ao contrário dos modelos OLED 4K, o NanoCell 8K não tem Nvidia G-Sync, mas pode contar com 120 Hz e um baixo tempo de resposta a rondar os 10 ms.

Falta apenas referir que o sistema webOS continua excelente e cada vez mais completo: as apps Netflix, YouTube, Apple TV+, Prime Video, Disney+ (e outras) podem ser usadas, sendo igualmente possível transmitir conteúdos via ChromeCast e AirPlay 2.0.


Distribuidor: LG

Site: lg.com/pt

Preço: €2499


Ficha Técnica

Dimensões: 65 Polegadas
Resolução: 8K (7680 x 4320)
Ligações: 4 x HDMI 2.1, 3 x USB, Composto, Ethernet Lan, Wi-Fi, Bluetooth, S/PDIF out
Consumo: 164 W
Smart TV: webOS TV


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version