Organizar as pastas do computador com o PowerShell

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 4 min

Há muita gente que se vai identificar com esta situação: ter dezenas de fotos guardadas em várias pastas e sub-pastas, em vários locais do disco. Isto pode ser confuso e a solução seria organizar tudo apenas numa pasta que reunisse tudo num só local. Mas, para isso, era preciso gastar algum tempo a ir buscar as fotografias a todas as pastas e transferi-las apenas para um local. Ou então… podemos usar a ferramenta PowerShell do Windows para fazer tudo por nós.

Passo 1
Primeiro, abra uma janela do Explorador do Windows (use a combinação de teclas ‘Windows + E’) e depois crie uma pasta que vai ser aquela para onde irá copiar todas as suas fotografias. No nosso caso criámos uma chamada ‘Fotografias’ que vai ficar no disco ‘C’ do computador (c:\Fotografias) – tome nota desta localização, pois vai ser útil mais tarde. De seguida, vá até à pasta onde tem todas as suas fotografias, provavelmente divididas por sub-pastas. A ideia é copiar tudo para a nova pasta que criámos no ‘C’.

Passo 2
Para fazer isto, usamos o PowerShell. Use a combinação de teclas ‘Alt + D’ no ‘Explorador de Ficheiros’ – isto move automaticamente o cursor para a barra de endereços e “ilumina-a” a azul. Escreva powershell e depois carregue em ‘Enter’, para abrir uma nova janela com esta ferramenta. Antes de prosseguir, certifique-se de que o directório para o qual o PowerShell está definido é o mesmo onde quer procurar as fotografias. Para ter a certeza disso, escreva dir e depois dê um ‘Enter’ – isto faz com que, apareçam listadas todas as pastas e ficheiros que estiverem guardados nesse directório.

Passo 3
Para procurar e copiar fotografias, escreva gci -recurse -include *.jpg, *.png | copy-item-destination c:\photos na janela do PowerShell. O comando ‘-recurse’ permite procurar em todas as sub-pastas, enquanto ‘-include *.jpg’ limita a busca apenas a ficheiros JPG. Depois, ‘copy-item’ significa que as fotos serão copiadas, não transferidas, e ‘destination c:\photos’ dá a ordem para copiar as fotografias para a pasta que criámos no Passo 1.

Passo 4
Quando estiver pronto, carregue em ‘Enter’ para correr o comando – o processo demorará tanto tempo, quantas as fotos que tiver de copiar. Não vai ver uma notificação de quando termina, mas vai, sim, aparecer uma nova linha de comando no PowerShell. Pode confirmar que as fotos foram copiadas com sucesso, se for até à pasta criada no Passo 1.
em alternativa, pode usar o PowerShell e escrever dir c:\photos. Isto vai mostrar-lhe uma lista dos ficheiros que aí estiverem.

Passo 5
Se quiser transferir em definitivo as fotografias das outras pastas para a que criou no disco ‘C’, basta fazer uma pequena alteração ao comando do Passo 3: em vez de ‘copy-item’, escreva move-item. Contudo, faça apenas isto em pastas cujos ficheiros não estão a ser usados por outros programas, pois isto vai fazer com que, depois, estes não funcionem correctamente.

Passo 6
Pode também usar o mesmo comando do Passo 3 para copiar ou mover mais que um tipo de ficheiro – para fazer isto, basta separar com um espaço a extensão. Por exemplo, -include *.pdf *.docx. Se quiser copiar mesmo todos os ficheiros, independentemente do tipo, basta fazer -include *.*. É ainda possível fazer mais uma coisa: copiar/mover ficheiro que tenha um determinado nome. Imagine que quer apenas fazer isto com fotografias que tenha o nome ‘férias’: para isso, use o comando -include ferias*.jpg.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version