O que é o Google PageSpeed ​​Insights e como pode ajudar o seu site?

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 12 min

A rede online em que vivemos hoje gira em torno da “velocidade da página”. Claro, há várias coisas que você pode fazer para melhorar o SEO e a relevância geral do site. Mas o PageSpeed ​​Insights ainda é provavelmente o aspecto mais importante de como seu site será classificado no Google. Isso ocorre porque a velocidade da página e o desempenho móvel são duas grandes chaves para o sucesso.

O que é o Google PageSpeed ​​Insights?

O Google PageSpeed ​​Insights é uma ferramenta de desempenho na web criada pelo Google para ajudá-lo a identificar facilmente maneiras de tornar seu site mais rápido e compatível com dispositivos móveis. Isso é feito seguindo recomendações sobre as melhores práticas da web.

Relatórios do PageSpeed ​​Insights (PSI) sobre o desempenho das páginas do seu site usando serviços móveis e de desktop. O sistema então faz sugestões sobre como o desempenho pode ser melhorado.

Os dados fornecidos também são usados ​​para uma pontuação geral. Essa pontuação basicamente resume o desempenho de uma página. Veja como a pontuação é dividida para que você entenda onde está quando recebe uma pontuação.

Pontuação PSI

90 e acima = rápido

50 – 89 = Média

49 e abaixo = lento

Farol do Google

Desde 2018, o Google PageSpeed ​​Insights é calculado usando o Google Lighthouse. Esta é a ferramenta automatizada de código aberto do Google criada para melhorar a qualidade das páginas da web. O Lighthouse pode verificar todos os tipos de coisas, como desempenho, acessibilidade, aplicativos da web progressivos e muito mais.

O Lighthouse pode ser executado de duas maneiras diferentes. Você pode executá-lo no Chrome DevTools, na linha de comando ou como um módulo Node. Basicamente, você fornece ao Google Lighthouse um URL para auditoria. Ele pega o URL enviado e executa uma série de auditorias na página. Um relatório é gerado com base no desempenho da página. A partir daqui,você pode usar a parte com falha das informações para melhorar seu site.

O Farol do Google também possui uma extensão do Chrome que você pode adicionar diretamente ao seu navegador e executar a ferramenta facilmente. Isso torna mais fácil do que executar um código de linha de comando e torna o teste de compatibilidade com dispositivos móveis mais fácil também.

Agora que você tem uma compreensão melhor do Google PageSpeed ​​Insights, vamos dar uma olhada em algumas maneiras de usá-lo para ajudar seu site.

Como o PageSpeed ​​Insights pode ajudar você?

Bem, vamos falar sobre isso por um segundo. A pesquisa do Google nos mostrou que existe uma conexão direta entre as taxas de conversão e o tempo de carregamento de um site. A pesquisa deles também mostra que você pode estar perdendo até metade de seus clientes em potencial para uma página de destino pós-clique lenta e demorada.

Veja, no ano passado, pensávamos que as headlines, a cor do botão CTA e o design eram todos os principais aspectos da conversão. Embora esses itens continuem importantes (afinal somos pessoas visuais), oferecer uma experiência de usuário mais rápida é fundamental. Também é muito importante executar testes de compatibilidade com dispositivos móveis para garantir que seu site esteja sendo renderizado corretamente em dispositivos portáteis.

É aqui que entra o Google PageSpeed ​​Insights. Você o usa para executar testes em seu site. Você então pega essa informação e faz as correções necessárias para obter a maior pontuação possível.

Então, o que você pode fazer antes de testar seu site com o Google? Aqui estão algumas coisas que irão ajudá-lo.

Observação: eles não estão em nenhuma ordem específica. Eu recomendo fazer todos eles apenas para ser minucioso.

Executar imagem e outra compressão

Em geral, os navegadores da web são desenvolvidos para servir aos usuários uma versão alternativa menor de sua página da web. Portanto, você precisa fazer tudo o que puder para diminuir o tamanho da página da web e permitir que ela seja veiculada mais rapidamente.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é otimizar e compactar imagens em seu site. Isso permite que eles sejam renderizados de forma mais rápida e eficiente. Isso ajuda a acelerar o tempo de carregamento da página e a manter as pessoas engajadas por mais tempo.

Você também pode otimizar usando gzip.

Reduza CSS, HTML, JavaScript

Simplificando, “minimizar” se refere à remoção de dados desnecessários ou redundantes de uma página da web sem afetar a forma como o navegador os processa. Na maioria das vezes, é a codificação inadequada que leva a esse problema. No entanto, ele pode ser corrigido com várias ferramentas.

Você pode fazer isso manualmente se souber o que está fazendo. Existem bons plug-ins para usar em sites WordPress que também tornam esse processo fácil. Ou você pode usar os seguintes recursos recomendados pelo Google:

  • O minificador de HTML para reduzir o HTML.
  • CSSNano e csso para reduzir o CSS.
  • UglifyJS2 e o Closure Compiler para minimizar o JavaScript.

O que quer que você decida usar, minimizar CSS, JavaScript e HTML acelerará consideravelmente suas páginas da web.

Observação: você também pode se aprofundar no uso de AMP (Accelerated Mobile Pages) do Google.

Conteúdo Acima da Dobra deve ser priorizado

Para aumentar a velocidade da página e obter um bom relatório do Google Page Insights, você deve priorizar o conteúdo acima da dobra.

Basicamente, um navegador da web vê uma página da web e prioriza o conteúdo que considera mais importante e desce a partir daí. No entanto, o conteúdo de uma página que um navegador considera vital pode não ser o conteúdo mais importante da página.

É importante que você mesmo priorize o conteúdo de uma forma que faça com que o navegador da Web o carregue como você deseja. Um código incorreto tornará seu site mais lento.

Você pode priorizar o conteúdo acima da dobra com bastante facilidade, portanto, certifique-se de fazer isso.

Acelere o tempo de resposta do servidor

Qual é o tempo de resposta do servidor? Basicamente, é a quantidade de tempo que seu servidor leva para começar a carregar o conteúdo da página. Isso pode ser lento por vários motivos, incluindo:

  • Consultas de banco de dados
  • Roteamento lento
  • Frameworks
  • Bibliotecas
  • Fome de CPU de recursos
  • Fome de memória

Dito isso, isso realmente se resume à plataforma de hospedagem que você escolheu. Um tamanho não serve para todos e nem todos são iguais.

Para acelerar o tempo de resposta do servidor, verifique as áreas que mencionei acima e certifique-se de ter um provedor de hospedagem sólido que o ajudará com um excelente tempo de resposta do servidor.

Livre-se do JavaScript de bloqueio de renderização

A vantagem do JavaScript é que ele permite algumas ferramentas de terceiros realmente interessantes e poderosas. A desvantagem do JavaScript é que ele interrompe a análise do código HTML.

Muitas vezes você se depara com um erro que diz “eliminar JavaScript de bloqueio de renderização”. O que esse erro está tentando dizer é que há um trecho de código JavaScript que está pausando o processo de carregamento da parte acima da dobra de sua página.

Já falamos sobre o conteúdo acima da dobra, então você entendeu o que isso significa agora.

Portanto, ao ver esse erro, você definitivamente precisa se livrar do JavaScript de bloqueio de renderização e permitir que o Google PageSpeed ​​Insights continue a executar os testes.

Para fazer isso, considere embutir o script e eliminar o JavaScript de bloqueio de renderização

Aproveite o cache do navegador de maneira adequada

Muitas vezes, podem ser necessárias várias solicitações entre um servidor e um navegador antes que uma página seja totalmente carregada para um usuário. Quando você pensa nisso em uma perspectiva de tempo, pode realmente fazer sentido.

O cache é uma forma de permitir que um navegador “lembre” de certos elementos de uma página da web que foram carregados anteriormente. Coisas como:

  • Cabeçalho
  • Navegação
  • Logotipo
  • Determinado Conteúdo

Então, basicamente, quanto mais elementos de uma página da web o navegador pode armazenar em cache, mais rápido ele pode carregar uma página da web porque esses elementos já são lembrados. Menos elementos tornam o tempo de carregamento mais rápido.

A política de cache é sua escolha, mas o Google recomenda uma política de cache uma vez por semana como a mais ideal. Você pode fazer isso independentemente do navegador que usar.

SEO adequado

SEO é uma parte crucial de qualquer site. Ele também desempenha um papel no processo de pontuação do PageSpeed ​​Insights. Otimizar seu conteúdo para que os rastreadores do Google o entendam e possam indexá-lo adequadamente é fundamental.

Compreender o SEO e como ele se relaciona com o seu negócio pode dar a você uma vantagem no processo. As melhores práticas de SEO também são importantes, portanto, lembre-se delas também.

No que diz respeito a configurar o SEO em seu site corretamente, recomendo que você use o Yoast SEO para isso.

Conclusão

Como você pode ver, a importância do Google Insights não pode ser exagerada. O Google fornece essa ferramenta para você porque deseja que você tenha um site de carregamento mais rápido e pronto para dispositivos móveis. De acordo com seus padrões, essas coisas são essenciais para o sucesso.

Além disso, como falamos, há muitos dados sugerindo a ligação entre as conversões e as velocidades de carregamento da página. Muitos de nós não ficarão sentados por mais de alguns segundos para esperar que uma página da web se torne visível. Você tem mais chances de perder tráfego do que mantê-lo com um tempo de carregamento mais lento.

Use a ferramenta Google PageSpeed ​​Insights e use o Google Lighthouse para testar suas páginas da web e ver onde você está. Depois de obter os resultados de volta, as correções recomendadas e sugestões que o Google dá a você só ajudarão seu site a longo prazo.

Exit mobile version