Devolo Magic 2 WiFi Next (Starter Kit)

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Os adaptadores da série Magic 2 não são uma novidade na nossa redacção, mas ainda nos faltava testar os sistemas com a tecnologia Devolo WiFi Next. Para isso recorremos ao Devolo Magic 2 WiFi Next Starter Kit que, como o nome indica, traz dois adaptadores: um Magic 2 Lan e um Magic 2 WiFi Next. Ambos utilizam as mais recentes normas Powerline da marca, com taxas de transferência máximas de 2400 Mbps, através da corrente eléctrica. Naturalmente que, para garantir o máximo desempenho deste sistema, deverá garantir que o mesmo é colocado directamente numa tomada (não uma régua eléctrica) e evitar a proximidade a dispositivos que gerem demasiado ruído na rede, como máquinas de lavar, frigorífico, aspiradores, etc.

O Magic 2 WiFi Next diferencia-se por ter duas portas Gigabit Ethernet, por servir como ponto de acesso Wi-Fi (802.11ac) e de ter duas bandas (2,4 e 5 GHz), para uma velocidade máxima de 1200 Mbps. Esta solução, quando utilizada com mais adaptadores, permite tirar partido da tecnologia Access Point Steering, ou seja, para criar uma rede mesh. Esta é gerida automaticamente pelo sistema, para garantir que terá sempre a máxima largura de banda Wi-Fi possível nos seus dispositivos, à medida que percorre o interior da sua casa.

Outra das funcionalidades presentes, que está habitualmente em routers de última geração, é a tecnologia MU-MIMO (Multi User MIMO), que consegue gerir o tipo de utilização dos diversos dispositivos ligados via Wi-Fi, para que os com maior exigência, em termos de latência e de largura de banda, funcionem na perfeição, sem prejudicar os restantes dispositivos ligados.

Em termos de desempenho, utilizando um apartamento com mais de cinquenta anos (sem qualquer renovação da instalação eléctrica), foi possível registar cerca de 450 Mbps de velocidade entre as extremidades opostas da casa, um resultado bastante acima dos 200 Mbps anteriormente registados por um conjunto dLAN 550, utilizado nas mesmas condições.

Como contrapartida temos o preço, um valor algo elevado, mas capaz de garantir um desempenho superior a muitas soluções Wi-Fi Mesh disponíveis no mercado, algumas delas mais dispendiosas.


Distribuidor: Devolo

Site: devolo.com

Preço: €199,90


Ficha Técnica

Alcance: 120 metros2
Velocidade máxima powerline: 2400 Mbps
Velocidade máxima ethernet: 1 Gbps
Velocidade máxima Wi-Fi: 1200 Mbps
Ligações: RJ45 (Magic 2 Lan), 2 x RJ45 (Magic 2 WiFi next)


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version