portugalcasino.pt

Atari VCS começou a ser distribuida

Atari_Comandos
© Atari

Mais de dois anos depois do anúncio oficial, a consola Atari VCS vai finalmente começar a chegar aos que contribuíram para a campanha de crowdfunding para financiar a sua construção.

Num artigo publicado no Medium, a Atari diz que está a dar os retoques finais no primeiro lote de consolas finais. A empresa já começou a enviar unidades para os Estados Unidos, onde vão começar a ser distribuídas pelos contribuidores da campanha de crowdfunding que decorreu na plataforma Indiegogo. Também foram partilhadas fotografias de vários aspectos da produção das consolas.

A campanha de angariação de fundos conseguiu convencer 12000 pessoas a contribuírem. Em Maio a Atari anunciou que seriam enviadas 500 unidades em meados de Junho.

Os vários problemas que ocorreram nos bastidores e uma mudança importante nas especificações do hardware fez com que muita gente receasse que esta consola acabasse por não passar de vaporware. Mas parece que afinal esses receios eram infundados.

Comandos Atari
© Atari

O que é a Atari VCS

A última consola original fabricada pela Atari foi a Jaguar em 1996, desde então a empresa mudou de mãos várias vezes, passando para a divisão de entretenimento digital da Hasbro, adquirida pela Infogrames em 2001. A Infogrames foi rebaptizada Atari SA algum tempo depois e produziu algumas consolas especializadas que incluíam jogos das consolas Atari originais.

A nova consola tinha o nome original de ‘Project Ataribox’ e utiliza um APU AMD Raven Ridge 2 de 14 nm que inclui um processador com 5 núcleos e um processador gráfico Radeon Ryzen R1000 Vega 3. Estão disponíveis dois modelos da Atari VCS, com 8 e 4 GB de memória RAM DDR4. O armazenamento é de 32 GB SSD que pode ser aumentado através da adição de uma unidade M.2. A Atari VCS também é compatível com unidades de armazenamento USB externas.

Em termos de ligações a consolas pode usar redes Wi-Fi até 802.11ac e redes com fios gigabit. Existe também Bluetooth 5.0 e três entradas USB 3.0. A ligação ao ecrã é feita através de um cabo HDMI.

Dentro da caixa estão ainda dois comandos: um é uma actualização do joystick clássico da Atari 2600 e o outro é um comando semelhante aos que são usados nas consolas actuais.

O sistema operativo é baseado em Linux Ubuntu e chama-se Atari World. O sistema permite utilizar aplicações Linux gerais e jogos desenhados especialmente para esta consola.

Mais informação aqui.