Fim de licença deixará dispositivos Huawei sem actualizações Google

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 1 min

Quando em Maio do ano passado foram impostas as sanções pelo Departamento de Comércio dos EUA à Huawei, que impediram a Huawei de lançar novos dispositivos equipados com serviços Google, foi atribuída uma licença temporária que permitia que a Google pudesse continuar a lançar actualizações de segurança e de serviços para equipamentos Huawei já existentes no mercado.

Esta licença temporária tinha como objectivo permitir que operadores em regiões rurais norte-americanas tivessem um período de transição para poderem substituir os equipamentos Huawei utilizados pelas suas redes de telecomunicações. Com a não renovação desta licença, a Google está proibida de continuar a trabalhar com a Huawei, ou seja, não poderá continuar a lançar actualizações para dispositivos Huawei.

Isto poderá significar que equipamentos como o Huawei P30 Pro, lançado antes do inicio das sanções (16 de Maio de 2019), bem como equipamentos lançados entretanto, como o P Smart 2020, Nova 5T ou o P30 Lite New Edition deixarão de receber actualizações de segurança do sistema operativo, fundamentais para manterem a certificação SafetyNet, essencial para o acesso a aplicações bancárias e outras. Será desta que a Huawei vai avançar com o seu sistema operativo Harmony OS?

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version