Sophos Home Premium

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Reconhecido pelos seus produtos empresariais, a Sophos disponibilizou recentemente uma nova versão da sua ferramenta de segurança para utilizadores domésticos, que está disponível de forma gratuita (com funções limitadas), bem como em versão paga (Premium), disponível até dez dispositivos. A versão gratuita distingue-se por actuar como um poderoso antivírus, que tira partido da tecnologia cloud da Sophos, mas é na versão Premium que estão todas as ferramentas da marca para garantir total segurança dos seus equipamentos, enquanto navega na Internet. Se tivermos em conta que a versão paga custa apenas 35 euros, estamos a falar em 3,5 euros por dispositivo/ano.

Pelo facto de se basear muito na tecnologia da nuvem da Sophos, esta ferramenta utiliza apenas um menu básico, em que todas as funções são acedidas através de ligações ao painel de controlo geral, através de uma janela Web. Esta solução permite igualmente que o impacto do Sophos no seu sistema operativo é o mínimo, seja durante o arranque do sistema, como durante a utilização do mesmo, inclusive durante as pesquisas. Nos nossos testes registámos, em dois equipamentos distintos, um consumo médio de recursos de apenas 12%, tanto de processador, como de memória RAM.

Em termos de funcionalidades, este Sophos Home Premium é muito diferente do que estamos habituados a encontrar nas soluções habituais (como Kaspersky, McAfee, ESET e outros), onde habitualmente somos bombardeados com uma vasta lista de funcionalidades. Aqui, a empresa apenas garante protecção contra os mais recentes e complexos ataques de malware e ransomware do mercado, o que é essencialmente aquilo de que precisamos.

Estranhamente, a Sophos não costuma ser testada pelos principais laboratórios de análise independente, como o AV-Comparatives e o AV-Test, excepto nas suas versões empresariais (sempre com elevada pontuação), que partilham as mesmas ferramentas de segurança desta versão doméstica. Em contrapartida, apenas notámos algumas limitações nas funcionalidades de controlo parental e de protecção de webcam, face a outras soluções.


Distribuidor: Sophos

Site: home.sophos.com

Preço: €35


Benchmarks

Impacto no tempo arranque: + 2 segundos
Impacto de CPU durante pesquisa completa: 12%
Tempo de pesquisa completa: 5:45 minutos
Tempo de pesquisa pasta 10 GB: 24 segundos


Ficha Técnica

Plataforma: Windows
Dispositivos: até 10
Funções: Antivirus, protecção de ransomware, protecção de identidade, privacidade e acesso a online banking, filtro de páginas maliciosas, controlo parental com filtro de conteúdos Web.


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version