Sony lança a tão aguardada nova A7S III

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Foram precisos cinco anos até que a Sony lançasse a terceira geração da popular Alpha A7S. Tal como as suas antecessoras, a nova A7S III continua a manter as linhas e dimensões compactas de todas as câmaras da série Alpha 7, embora tenham sido realizadas importantes melhorias estruturais para melhorar a dissipação de calor, tanto do sensor como do processador de imagem.

No centro da acção encontra-se um novo sensor CMOS Exmor R de 12 MP retroiluminado, que devido à elevada dimensão de cada píxel, e a forma os mesmos actuam, garante uma captação de superior qualidade, mesmo em situações de fraca luminosidade, com um nível de ruído significativamente inferior aos já impressionantes resultados da sua antecessora.

Para tal é fundamental a ajuda do novo sistema de processamento de imagem BIONZ XR, constituído por dois processadores que oferecem até 8x o poder de processamento do seu antecessor (BIONZ X), garantindo ao mesmo tempo uma maior versatilidade, ao suportar um nível de sensibilidade ISO de 80 a 102400, que pode ser ampliado para 80-409600 para vídeo, ou 40-409600 para fotografia.

Este sensor utilizará o avançado sistema de focagem automática híbrida da Sony, que combina a tecnologia de detecção por fases e detecção por contraste, com 759 pontos que ocupam 92% da superfície do sensor, tendo este sistema uma precisão que permitirá identificar um ponto de focagem mesmo em situações com iluminação muito baixa (EV-6), bem como focar faces e olhos, tanto de humanos como de animais.

Em termos de vídeo, a nova A7S III está preparada para captar a uma resolução máxima de 4K até 120 fotogramas por segundo, a 10-bit e 4:2:2, ou 4K a 16-bit em RAW, usando um gravador externo (via HDMI). Consegue gravar vídeo em formato RAW, podendo escolher um de três definições de cores (S-Gamut, S-Gamut3 e S-Gamut3.Cine), bem como o habitual S-Log3 e HLG (Hybrid Log-Gamma), para facilitar o ajuste do perfil de cor durante a edição. 

Foram ainda adicionados novos codecs de gravação, como All-intra e o MPEG-H HEVC/H.265 (XAVC HS). A nível de fotografia, a A7S III está preparada para captar imagens com uma sensibilidade extraordinária, mas que em condições ideais consegue captar até 10 fotogramas por segundo, ou 8 fps se usar a câmara em modo Live View, para um máximo de 1000 disparos contínuos em RAW sem compressão.

Para a visualização de todos os parâmetros e o que está a captar, poderá dar uso ao novo visor electrónico OLED de 9.44 milhões de pontos, considerado como o maior e mais brilhante do mercado, um novo ecrã de três polegadas táctil, que será fundamental para tirar partido dos menus completamente redesenhados desta nova Alpha A7S III, e que tem a particularidade de poder ser ajustado para qualquer ângulo.

Para finalizar, a Sony integrou duas ranhuras híbridas, compatíveis tanto com cartões SDHC e SDXC (do tipo UHS-I e UHS-II), bem como pelos novos cartões CFexpress Type A, que serão fundamentais para poder gravar vídeo 4K a 120p. Estes cartões têm a particularidade de conseguirem velocidades de leitura de 800 MB/s e 700 MB/s de escrita. A nova Sony Alpha A7S III estará disponível durante o mês de Setembro, com um preço de venda recomendado de 4200 euros (só o corpo).

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version