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A era digital continua com grande crescimento no entretenimento online

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A era digital continua em crescimento e a tecnologia a avançar ano após ano. Isso faz com que mais pessoas do que nunca se encontrem online, resultando, cada vez mais, no uso de serviços online como meio de entretenimento. A trajetória já está definida para o crescimento contínuo, com o acesso de cada vez mais pessoas a diferentes plataformas. Encontramo-nos exatamente no meio do crescimento do entretenimento online.

O entretenimento online abrange várias opções, cada uma das quais tem visto um grande crescimento este ano, em parte devido à quarentena, que tem sido implementada à medida que a pandemia do coronavírus tem avançado por todo o mundo. As circunstâncias têm levado cada vez mais pessoas a passarem períodos prolongados dentro das suas próprias casas, procurando formas de entretenimento. A isto acresce que os estabelecimentos e as empresas permanecem fechados, deixando o online como a única opção.

Um exemplo importante deste crescimento tem sido nas plataformas de jogos online, como os casinos. Todas alcançaram números quase recorde de utilizadores no início do ano, com muitos continuando a oferecer uma variedade de opções de jogo diferentes – incluindo jogos de slots grátis, assim como outros onde é apostado dinheiro real. Estes serviços gratuitos significam que as plataformas têm sido um lugar divertido e muito popular onde tanto apostas baixas quanto altas podem ser feitas, consoante as preferências dos jogadores. Tudo isso leva ao fácil acesso para todos os que se encontram em casa, que podem utilizar qualquer um dos seus dispositivos móveis favoritos para jogar. Este último fator é a chave por trás do grande crescimento do entretenimento online nos últimos anos.

O mercado dos jogos para dispositivos móveis tem sido alvo de um grande crescimento, pelo qual agora está previsto que atinja cerca de 57 mil milhões $US anualmente até 2024. Estima-se que, desde 2019, a totalidade do mercado global de jogos vale cerca de 152 mil milhões $US, 45% dos quais provêm dos jogos para smartphone. Os dados demostram uma grande mudança no mundo dos jogos, tendo em conta o domínio no mercado das consolas e dos computadores durante a última década. O crescimento dos jogos para smartphone não está previsto abrandar tão cedo, e é simplesmente uma questão de tempo até que este assuma o controlo total, dominando todo o mercado de jogos. Grandes investimentos continuam a ser feitos, o que contribui ainda mais para esse crescimento extraordinário. O fenómeno dos jogos para smartphone não para por aí, com o perfil demográfico também alterando a narrativa usual para os jogadores. A idade média dos jogadores móveis ultrapassou os 36 anos, com mais pessoas de idades mais avançadas a jogar. Além disso, as mulheres agora representam 51% dos jogadores, o que contraria a narrativa anterior de que apenas crianças do sexo masculino seriam jogadores habituais.

Não são apenas os jogos para dispositivos móveis, mas todos os jogos, que se estão a mostrar tão populares no momento. A Epic Games, por exemplo, anunciou recentemente que ultrapassou 61 milhões de utilizadores ativos. Também têm 13 milhões de utilizadores simultaneamente, com a loja lançada apenas em dezembro de 2018. A empresa tem vários grandes títulos que estão por trás desse crescimento, e nenhum deles mais do que Fortnite, que tomou conta do mundo dos jogos desde que foi lançado. Este último também lançou recentemente a sua nova temporada, pelo que os números surpreendentes para os jogos da Epic devem crescer ainda mais.

A história é semelhante para outras formas de entretenimento online, como a Netflix, que continuaram a expandir-se e agora dominam o mercado de filmes. A empresa foi fundada em 1992, mas evoluiu para o maior serviço de streaming baseado em assinaturas do mundo até hoje. O período inicial do ano viu duas vezes o crescimento esperado para a empresa, um fator importante para isso sendo, mais uma vez, a quarentena por todo o mundo. A Netflix previa adicionar cerca de 7,2 milhões de novos assinantes no início de 2020, mas, na realidade, foram cerca de 16 milhões. Também significou um crescimento de mais de 20% ano após ano, tendo a plataforma agora mais de 182 milhões de assinantes ativos por mês em todo o mundo. É um número notável e que mostra ainda mais o aumento geral do entretenimento online. Continuou ainda a estratégia de globalização da empresa, na qual se havia expandido para 190 países em todo o mundo no espaço de apenas sete anos, razão pela qual eles agora dominam o mercado.

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