Samsung Galaxy Z Flip

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 5 min

À semelhança do que aconteceu no ano passado, também durante a apresentação da nova geração de smartphones da família Galaxy S fomos surpreendidos com a revelação de outro modelo de ecrã dobrável, o novo Galaxy Z Flip.

Este equipamento, ao contrário do Galaxy Fold, não pretende transformar um típico smartphone num tablet, mas sim recuperar um formato que estava praticamente extinto, o de concha, que foi tão popular na década de 2000. É certo que já tínhamos visto uma solução similar, com o novo Motorola Razr 2019, porém este só está disponível em alguns mercados, ao contrário do Galaxy Z Flip, que está em praticamente todos os países onde a Samsung tem presença.

Infelizmente, e ao contrário do modelo da Motorola (e até do Fold), o ecrã externo do Galaxy Z Flip só tem 1,1 polegadas, uma dimensão praticamente inútil, que só serve para ajudar a enquadrar quando precisar de tirar uma selfie com o equipamento fechado, ou para indicação da presença de notificações, já que não tem espaço para as reproduzir (como qual a aplicação, origem da notificação, etc). Ou seja, será a recuperação deste formato uma boa escolha? Talvez, mas certamente não para todos…

Diferenciador
Conforme já foi dito, o que diferencia este Z Flip dos restantes smartphones da família Galaxy prende-se com a utilização de um formato de concha, só possível graças à aplicação de um ecrã curvo, que quando aberto, oferece uma área útil de 6,7 polegadas para um ecrã Dynamic AMOLED, que embora seja de excelente qualidade, não oferece nem a resolução nem a velocidade dos ecrãs dos novos Galaxy S20.

Isto não significa que não seja um impressionante ecrã, tendo este uma melhoria significativa face ao Galaxy Fold: um toque mais similar ao de um smartphone tradicional, devido à utilização de um vidro ultrafino dobrável, em vez de uma película plástica. Infelizmente já foi comprovado que a sua resistência continua aquém de um tradicional ecrã de vidro, mas a sensação ao toque é significativamente superior, só revelando tratar-se de um ecrã dobrável devido à sempre presente dobra ao centro.

Outra melhoria presente neste ecrã, face ao do Galaxy Fold, é na aplicação de uma câmara frontal (de 10 MP), em vez recorrer a um módulo externo, que acabaria por cortar uma secção do ecrã. Quanto fechado, o Z Flip revela um melhor isolamento do exterior, não só graças às melhorias introduzidas na dobradiça, que contam agora com uma camada de microfibras para evitar a acumulação de poeiras e outras partículas, como pela própria forma, com as faces de ambas as metades quase juntas a si, em paralelo, quando fechado, ao contrário do Fold, que ficava com uma folga significativa entre as faces.

Configuração
O Galaxy Z Flip conta com um poderoso processador Qualcomm Snapdragon 855+ de oito núcleos, 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento, espaço este que, infelizmente, não pode ser ampliado. Também a bateria, com apenas 3300 mAh, não está ao nível do que seria de esperar num terminal topo de gama, o que acabou por se reflectir na autonomia obtida em teste, expectável tendo em conta a exigência energética de um processador de topo como este Snapdragon 855+.

Em termos de câmaras, além do já referido sensor frontal de 10 MP, temos duas traseiras, ambas de 12 MP, sendo uma delas do tipo ultra grande-angular. A qualidade de imagem captada pelas mesmas é boa, ao nível de um Galaxy S10, tal como o vídeo em ambos os sensores (4K a 60 fps), mas esperávamos maior versatilidade, como usar um sensor de maior resolução para recriar o efeito de zoom óptico, como acontece com muitos modelos de gama média.


Distribuidor: Samsung

Site: samsung.com/pt

Preço: €1529,90


Benchmarks

  • 3D Mark Ice Storm Unlimited: 82 781
  • Antutu Benchmark: 484 973
  • PCMark Work 2.0: 10 877
  • PCMark Work 2.0 Battery: 667 minutos

Ficha Técnica

Processador: Qualcomm Snapdragon 855+ (2,95 GHz + 3 x 2,41 GHz + 4 x 1,78 GHz)
Memória: 8 GB
Armazenamento: 256 GB
Câmaras: 12 MP f/1.8 + 12 MP f/2.2 (traseira), 10 MP f/2.4 (frontal)
Ecrã: 6,7” Dynamic AMOLED dobrável (2636 x 1080), 425 ppi
Bateria: 3300 mAh
Dimensões: 167,3 x 73,6 x 7,2 mm
Peso: 183g

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version