Notícias

Check Point alerta para novo ataque de malware com documentos que se fazem passar por currículos

O ataque baseia-se no ZLoader, um trojan bancário.

©Michael Geiger©Michael Geiger

Com a pandemia, várias pessoas viram-se numa situação de desemprego e os hackers começaram a aproveitar este momento de crise para criar novos ataques – um dos mais recentes usa currículos vitae para espalhar malware.

O alerta é da empresa de software de segurança Check Point, que explica a forma como o ataque é feito. São «ficheiros enviados por e-mail com um documento em anexo em formato Microsoft Excel» que depois de «abertos pelas vítimas, pedem para desbloquear o conteúdo».

Depois de as vítimas fazerem isto, é feito o download do malware ZLoader, um «trojan bancário desenhado para roubar credenciais e informação privada dos utilizadores». Segundo, Check Point é desta forma que um cibercriminoso faz «transações económicas ilícitas a seu favor fazendo-se passar pela vítima».

Ainda de acordo com a empresa, nos «Estados Unidos, em Maio, duplicou o volume de campanhas maliciosas que utilizam esta temática em consonância com um aumento significativo da preocupação com este tipo de temas relacionados com o envio de currículos para conseguir um novo trabalho».

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×