SoC Exynos com GPU AMD demonstra resultados surpreendentes

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Uma das grandes notícias do verão passado foi a possível parceria entre a AMD e a Samsung, no que toca à aplicação da arquitectura gráfica RDNA nos SoC (System-on-Chip) da Samsung. A ideia desta parceria seria que os seus SoC Exynos deixassem de usar a tecnologia Mali da ARM enquanto controlador gráfico, em detrimento da mais evoluída arquitectura RDNA da AMD.

Se em teoria esta ideia parece ser excelente, os primeiros resultados demonstrados a público não poderiam ser mais animadores. Segundo um utilizador do Twitter, de seu nome @Kaz9837, existe uma publicação num fórum de tecnologia Sul Coreano Clien que revela os primeiros resultados de testes efectuados em GFXBench, contra o poderoso Adreno 650, a GPU utilizada no Snapdragon 865 da Qualcomm.

Teste GFXBench GPU AMD RDNA GPU Adreno 650 Diferença de desempenho
Manhatten 3.1 181.8 fps 123 fps 48 %
Aztec Normal 138.25 fps 53.5 fps 158 %
Aztec High 58 fps 20 fps 190 %

Segundo indicações no tópico do fórum Sul Coreano, o GPU da AMD ainda está numa fase inicial, pelo que o seu desempenho ainda será melhorado, tal como o consumo energético do mesmo, ponto esse que está a ser optimizado pela equipa da Samsung que está a trabalhar na integração da tecnologia nos seus SoC Exynos. Se tudo correr bem, esta solução poderá ser já aplicada no SoC do futuro Galaxy S21, que será lançado no início do próximo ano.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version