Samsung desenvolve sensor de imagem de 50 MP com Dual-Pixel AF

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Responsável pelo gigantesco sensor de imagem ISOCELL HM1 de 108 MP utilizado pelo Samsung Galaxy S20 Ultra, e por diversos equipamentos da Xiaomi, como o Mi 10 Pro, a Samsung lança agora um novo sensor, o ISOCELL GN1, que embora ofereça metade da resolução, promete resolver todos os problemas relacionados com as imprecisões detectadas no modelo de 108 MP.

Para tal, a Samsung dotou este sensor da tecnologia de focagem automática Dual-Pixel, ou seja, cada píxel possui dois pontos de focagem, para um total de 100 milhões de pontos de focagem, ideal para um funcionamento mais rápido e mais preciso, mesmo em fracas condições luminosas. Cada ponto de focagem receberá informação em diferentes ângulos, permitindo assim detectar a distância do objecto.

Através da implementação desta tecnologia de focagem, o ISOCELL GN1 torna-se assim no primeiro sensor de imagem do mercado a usar a tecnologia Dual-Pixel AF combinada com a tecnologia Tetracell, ou seja, este sensor permitirá a combinação de informações de quatro píxeis num só, aumentando assim a luz e o detalhe captado por cada sensor.

Tal como no sensor de 108 MP, através desta tecnologia é possível obter-se imagens de 12.5 MP de elevada qualidade, já que esta garante uma dimensão equivalente a 2,4 μm por píxel, uma vez que cada pixel tem uma dimensão real de 1,2 μm. Curiosamente, o sensor de 108 MP utiliza píxeis de 8,8 μm, embora mantenha a mesma dimensão física do próprio sensor, com 1/1.3 polegadas.

Este sensor suportará a captação de imagens em HDR com múltipla exposição simultaneamente, terá um sistema de estabilização de imagem electrónico, e permitirá captar vídeo em resolução 8K até 30 imagens por segundo. Irá competir com os sensores Sony IMX 689 (usado pelo OnePlus 8 e Oppo Find X2 Pro) e IMX 700 (usado pelo Huawei P40 Pro), e deverá ser implementado inicialmente num smartphone da VIVO.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version