Devolo renova gama de dispositivos powerline e volta a apostar num repetidor Wi-fi

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

A Devolo anunciou hoje os novos kits powerline Magic 2 Next que, para além das funcionalidades de rede através da instalação eléctrica, oferecem agora muitas novidades no que diz respeito à componente de comunicação Wi-fi.

MU-MIMO

A tecnologia Multi User MIMO torna possível fornecer simultaneamente mais largura de banda em comunicação sem fios a múltiplos dispositivos.

Melhoramentos na funcionalidade mesh

Como nova funcionalidade Mesh, o devolo Magic 2 WiFi está também equipado com “access point steering”. Um cliente é agora ligado ao ponto de acesso WiFi mais forte na sua proximidade, para que o seu smartphone, tablet ou outro dispositivo móvel obtenha sempre o máximo de largura de banda possível, mesmo quando o utilizador está a andar pela casa.

As funcionalidades Mesh WiFi do novo devolo Magic 2 WiFi next são complementadas por funções adicionais como “fast roaming”, “band steering”, “airtime fairness” e “config sync” (SSID único), que já são usadas em todos os adaptadores Magic WiFi.

O “fast roaming” (“client steering”) garante uma ligação rápida dos clientes ao ponto de acesso WiFi mais forte, mas a activação é feita pelo utilizador. O “band steering”, integrado nos adaptadores WiFi Magic 2, assegura que todos os clientes wifi são automaticamente ligados à melhor banda de frequência possível. Em vez da frequentemente congestionada banda dos 2,4 GHz, os clientes transmitem na banda dos 5 GHz – sem que o utilizador tenha de fazer nada.

A função “airtime fairness”, garante que os dispositivos mais rápidos têm mais disponibilidade (tempo de ligação ao ponto de acesso WiFi) e já não são abrandados pelos dispositivos mais antigos. O “config sync” permite que os dados de configuração WiFi sejam sincronizados entre todos os pontos de acesso Magic.

WPA3

Os novos dispositivos da Devolo incluem a nova norma de encriptação de comunicações sem fios WPA3. A norma de segurança actual da WiFi Alliance é baseada no protocolo WPA2 e com encriptação de 128 bits melhorada, oferece protecção robusta contra acessos indesejados. Ao mesmo tempo, torna mais fácil a ligação de novos dispositivos à rede doméstica. Isto também requer que os clientes wi-fi também suportem encriptação WPA3. A protecção WPA2 continua a estar disponível para todos os outros clientes, e um modo misto que combina WPA3 com WPA3 também é possível.

Preços e disponibilidade

O novo devolo Magic 2 WiFi next estará disponível em Julho em diversas variantes tanto em lojas como online: o Starter Kit inclui dois adaptadores com o preço de 199,90 euros (IVA incluído) e cobre um espaço até cerca de 90 m². O Multiroom Kit, para cobrir directamente espaços maiores até cerca de 180 m2, vem com três adaptadores e custa 299,90 euros (IVA incluído).

Para expandir uma rede Magic existente, os adaptadores Magic 2 WiFi next também estão disponíveis individualmente ao preço de 129,90 euros (IVA incluído). A devolo oferece uma garantia do fabricante de três anos em todos os produtos.

Novo repetidor de sinal

A Devolo aproveitou a apresentação dos novos adaptadores powerline para o lançamento de um novo repetidor de sinal para redes wi-fi, que oferece algumas funcionalidades diferentes das que se costumam encontrar em dispositivos deste tipo, como a capacidade de ligação a redes mesh, MU-MIMO, WPA3 e uma tomada integrada, que permite a passagem de corrente, não inutilizando assim a tomada em que está ligado.

O novo repetidor estará disponível em Julho por €69,90.

Ligação directa

O último produto que a Devolo apresentou foi o Magic 2 LAN DINrail. Trata-se de um dispositivo para a criação de redes powerline, compatível com os outros adaptadores da marca, que se instala directamente no quadro eléctrico e que distribui o sinal de rede pelas diferentes fases que estejam na instalação.

Segundo a Devolo, por estar integrado directamente no quadro eléctrico, este dispositivo limita bastante as perdas de sinal que ocorrem quando o sinal powerline passa de uma fase para outra.

Pela sua natureza, a Devolo recomenda que este dispositivo seja instalado por um electricista certificado.

O Magic 2 LAN DINrail vai estar disponível a partir de Julho por €169,90.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version