Segunda-feira, 28 de Setembro de 2020
Internet

Está em casa e precisa de treinar? Há dois novos ginásios online portugueses à sua espera

Foram ambos anunciados esta semana: Fitness Up e Ginásio-Online têm várias aulas, sugestões de exercícios e dicas de nutrição.

Treine em casa, com aulas online ©Jonathan Borba

Foram ambos anunciados esta semana, com poucos dias de diferença. Fitness Up e Ginásio-Online têm várias aulas online, sugestões de exercícios e dicas de nutrição, sendo ambos apostas exatas para garantir um estilo de vida saudável numa altura complicada como esta, com o isolamento em casa, devido ao decretado Estado de Emergência Nacional.

O primeiro a ser comunicado foi o da Fitness UP e chama-se UPTV. Este ginásio online tem, além de aulas de grupo (zumba, GAP, circuito funcional, pilates, yoga e core, entre outras), treinos específicos e dicas de nutrição (receitas) e estilo de vida.

Depois de fazermos um registo com os nossos dados, recebemos um código por e-mail que temos de usar para confirmar a inscrição no UPTV, na área de ‘Conta’. Depois de preenchermos mais alguns dados (como a data de nascimento), podemos começar a ver que aulas nos interessam, para assistir em directo a patir da página criada para o efeito, em UPTV.pt.

Ao estar disponível através de uma página web, esta pode ser acedida a partir de qualquer dispositivo ligado à internet, seja ele um PC, smartphone, tablet, Smart TV e Chromecast. O período de teste grátis do UPTV é de sete dias, mas na página é impossível encontrar informação sobre quanto é que este ginásio vai custar depois disso ou se vai continuar acessível a todos os utilizadores.

Esta semana foi anunciado outro serviço do género, o Ginásio Online, que promete «250 novas aulas das mais variadas modalidades de fitness e uma série de outros conteúdos» relacionados com treino e nutrição. Para isso, a plataforma conta com mais de duzentos profissionais a produzir conteúdos.

Tal como o UPTV, podemos ver as aulas e planos de treino do Ginásio-Online no telemóvel, tablet ou computador, além de uma galeria de exercícios, e, em breve, a possibilidade de fazer sessões com PT e aceder a consultas de nutrição.

O Ginásio-Online está com uma campanha de lançamento que oferece um “livre-trânsito” até 5 de Abril (próximo Domingo); depois, as aulas devem ser adquiridas avulso, a partir de 3 euros. Estarão também disponíveis packs de seis ou quinze aulas.

Uma alternativa a estes dois ginásios que acabam de “abrir” online é a plataforma criada pela empresa nacional HomeFitness em parceria coma Decathlon, com acesso totalmente grátis.

Aqui, as aulas são transmitidas em directo por streaming, ficando depois acessíveis em vídeos que podem ser vistos (e seguidos) mais tarde. Caso siga uma aula em directo, pode interagir com o professor pelo chat.

PCGuia