PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: COVID-19: Conselhos da Sophos para o teletrabalho seguro
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Notícias > Segurança > COVID-19: Conselhos da Sophos para o teletrabalho seguro
NotíciasSegurança

COVID-19: Conselhos da Sophos para o teletrabalho seguro

Luis Vedor
Publicado em 24 de Março, 2020
Tempo de leitura: 3 min

O actual estado de emergência decretado pelo Governo levou muitas empresas a implementar todo o tipo de opções para facilitar a continuidade do negócio aos colaboradores.

- Publicidade -

Quer se utilize um computador ou smartphone cedido pela empresa, ou um dispositivo pessoal, é necessário que o teletrabalho seja realizado em condições tão privadas e seguras quanto possível.

A Sophos reuniu um conjunto de boas práticas para apoiar os utilizadores neste contexto:

• Alterar a palavra-passe da rede Wi-Fi e do router – Esta já era uma recomendação sobejamente conhecida, mas agora ainda é mais crucial. O teletrabalho leva o escritório para casa, pelo que a conexão utilizada para lidar com informação confidencial deve ser o mais segura possível.

• Utilizar equipamentos e aplicações actualizadas – Um equipamento ou aplicação sem patches de segurança é um possível ponto de entrada para um cibercriminoso. É importante manter actualizado todo o software para maximizar a segurança.

• Utilizar passwords seguras e proteger os dispositivos – Com o teletrabalho, os dispositivos utilizados passam a formar parte da rede da empresa, pelo que é recomendável activar o bloqueio automático dos dispositivos e não partilhar passwords com o resto da família.

- Publicidade -

• Encriptar os dispositivos – É importante proteger ao máximo os nossos dispositivos, que agora contêm informação sensível. Não é desejável que ela fique ao alcance de qualquer pessoa, caso ele seja roubado, perdido ou simplesmente esquecido.

• Fazer cópias de segurança – Perante desastres ou infecções de ransomware é importante ter um plano B. Muitas vezes, ter a informação importante guardada num disco rígido pode salvar todo o trabalho realizado.

• Não utilizar equipamentos sem protecção antimalware – As empresas devem recomendar soluções antimalware de nova geração para os dispositivos pessoais dos colaboradores, se vierem a ser utilizados para o teletrabalho. Qualquer conexão através de um equipamento inseguro, por muito curta que seja, pode provocar um desastre.

• Vigiar o e-mail e escapar ao phishing – Para um cibercriminoso, qualquer contexto é bom para atacar – até os e-mails pessoais – e agora os colegas não estão connosco para lhes perguntarmos se estamos perante um e-mail fraudulento, pelo que a precaução deve ser ainda maior: nunca clicar num link ou anexo de e-mails que não solicitámos.

• Utilizar conexões VPN com autenticação de dois factores – A autenticação de dois factores requer, para além da palavra-passe, um segundo passo para completar a validação: um código de acesso temporário, que permite uma conexão segura dos utilizadores aos recursos da empresa.

- Publicidade -
Etiquetas:COVID-19phishingRoutersophosteletrabalhoVPNWi-Fi
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Inteligência ArtificialNotícias

Evaristo é o «primeiro» chatbot de IA aberta para a língua portuguesa

Tempo de leitura: 1 min
WhatsApp
Notícias

O WhatsApp vai começar a mostrar publicidade aos utilizadores

Tempo de leitura: 3 min
Anker Sleep A30
MultimédiaNotícias

Anker lança Auriculares para dormir com cancelamento activo de ruído

Tempo de leitura: 3 min
©Universidade de Coimbra
Inteligência ArtificialNotícias

Universidade de Coimbra abre Licenciatura e Mestrado em Inteligência Artificial e Ciência de Dados

Tempo de leitura: 1 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}