Huawei Mate 30 Pro chega a Portugal

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

O Huawei Mate 30 Pro acaba de chegar a Portugal mas, para já, apenas o pode comprar através do site da empresa.

O Mate 30 Pro tem um ecrã de 6,5 polegadas a que a Huawei chamou ‘Horizon Display’ (ecrã com dobras dos lados) com uma resolução máxima 2400 X 1176 píxeis e um ‘notch’ que alberga o sistema de reconhecimento facial e também o novo sensor de movimento que permite controlar algumas funcionalidades do telefone por gesto. Tal como no Mate 20 e P30, o sensor de impressões digitais e o altifalante do auscultador instalado por baixo do ecrã.

A memória RAM terá 8 GB de capacidade e a memória flash para armazenamento pode ir dos 128 aos 256 GB, mas poderá ser ampliada através de cartões de memória Nano Memory Card fabricados pela própria Huawei.

A bateria é de 4500 mAh e tem carregamento rápido de 40W usando o transformador ou de 27W através de carregamento por indução.

A câmara do Mate 30 Pro é uma evolução do sistema de câmaras do P30, com quatro câmaras (telefoto de 8 MP, grande angular de 40 MP, grande angular para vídeo com 40 MP e uma Time of Flight para focagem 3D). Tal como acontece com o P30, o Mate 30 irá ter zoom óptico de 5X e digital de 45x. A câmara frontal é de 32 MP.

A grande novidade do sistema de câmaras do Mate 30 Pro será a possibilidade de gravar vídeo em câmara lenta, que na resolução 720p pode chegar a uns impressionantes 7680 fps e a 1080p a 960 fps. Mas não é a única, este novo modelo é capaz de gravar vídeo a 4K em ambientes com pouca luz e com a câmara grande angular.

O sistema operativo é o Android 10 com uma nova versão da skin EMUI, adaptada para usar as funcionalidades mais recentes do sistema operativo da Google.

Infelizmente, por a Huawei estar na lista de empresas que não podem fazer negócio nos Estados Unidos, ou com empresas americanas, o Mate 30 Pro não inclui os serviços da Google, que são essenciais para, por exemplo, usar a loja de aplicações Play Store, usar os serviços de localização ou o assistente por voz, que recentemente também chegou a Portugal.

Para contornar o bloqueio que o governo americano, a Huawei está fazer a um esforço para promover a utilização da sua própria estrutura de serviços, que inclui uma loja de aplicações e serviços semelhantes aos da Google. Chama-se Huawei Mobile Services ou HMS e já conta com mais de 45000 aplicações que o utilizam. No caso português a Huawei está a contactar os responsáveis pelas principais aplicações usadas em Portugal para que disponibilizem uma versão dessas apps na loja própria da Huawei.

O Mate 30 Pro custa €1099,99 mas se fizer a reserva até 31 de Janeiro receberá também um voucher de €300 para gastar em produtos Huawei. 

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version